O que é um Crossover?

Um Crossover ou Divisor de Frequências é um equipamento utilizado para distribuir de forma correta as diferentes Faixas de Freqüência para cada tipo de Woofer (Alto Falante).

Faixas de Freqüência

A Faixa de Freqüência audível pelo ser humano está entre 20 Hz e 20 KHz, dentro desse intervalo nós temos os Graves, Médios, Agudos e suas variações como Sub-Grave, Médio Agudo e por ai vai.

Alto Falantes específicos para Reproduzir cada uma das diferentes Faixas de Freqüência, para entender melhor acesse o Tópico “Projeto de Som 3 Vias”, este irá detalhar um pouco melhor os Tipos de Alto Falantes.

Afinal, por que preciso usar o Crossover?

Como já dissemos anteriormente, são diferentes tipos de Woofers para reproduzir cada uma das Faixas de Freqüência audíveis (Graves, Médias e Agudos), por este motivo, cada um deles possui uma limitação física que os impede de reproduzir outras Faixas se não as que foram desenvolvidos.

Por exemplo, se enviar Graves para um Tweeter este irá ultrapassar o seu limite de excursão e queimará rapidamente.

É ai que entra o Crossover, ele será o responsável por enviar somente as Faixas adequadas para cada tipo de Woofer, ou seja, Graves para os Subwoofers, Médios para os Alto Falantes e Agudos para os Tweeters e Super Tweeters. O que confere Fidelidade Sonora e a integridade de todos os Componentes.

Crossover Passivo ou Ativo?

O Crossover Passivo não necessita de alimentação próprio, o Corte de Freqüência é feito utilizando-se de Capacitores e Indutores, que impedem a passagem dos Graves e ainda dividem a frequência, de modo que, Alto Falantes e Tweeters recebem somente as Faixas de Freqüências que foram desenvolvidos para Reproduzir.

O Crossover Ativo necessita de alimentação própria e normalmente está embutido no Módulo Amplificador, tendo como principal vantagem a possibilidade de configurar diferentes Cortes de Freqüência de acordo com o Projeto de Som.

Qualquer deles utilizar?

Ambos, quanto melhor for a distribuição das diferentes Faixas de Freqüência melhor. Deste modo, cada tipo de Woofer irá reproduzir somente as Faixas de Frequência para a qual foi desenvolvido. Veja como exemplo o Projeto de Som com Banda Voxer 2.4:

Vamos ligar o Kit 2 Vias nos 2 Canais Stereo, usando o Crossover Ativo do Amplifcador, com Corte Frequência Hi-Pass e um Bridge dos outros 2 Canais para o Mono do destinado ao Subwoofer, este com Corte de Freqüência em Low-Pass. Dessa forma enviaremos para os Alto Falantes somente as Freqüências a cima de 80 Hz, o contrário ocorre com o Subwoofer que receberá somente as Freqüência entre 20 e 80 Hz.

O Segundo Crossover é o Passivo, e acompanha o Kit 2 Vias. Este é responsável por fazer o Corte antes do Alto Falante e Tweeter, enviando os Médios para o Alto Falante e os Agudos para o Tweeter.

Se pegarmos o Kit 2 Vias Bravox CS60B como exemplo, o Corte de Freqüência do Crossover será Hi-Pass em 5 KHz para o Tweeter. O restante será enviado para o Alto Falante, a faixa entre 80 Hz e 5 KHz.

A Qualidade em Projeto de 3 Vias com estas características é Garantido! Dúvidas, fico a disposição.

Comentários

Postagens mais visitadas