Alto Falantes Bravox B3X

Alto Falantes Bravox B3X
Considerada a linha universal da fabricante nacional, os alto falantes Bravox B3X oferecem ótima relação custo x benefício. São 6 modelos com diferentes medidas e múltiplas furações, que garantem a fácil instalação nos espaço originais do veículo. 

Todos os alto falantes Bravox B3X são Triaxiais, que consistem em 1 Mid Bass (Médios), 1 Mid Range (Médio-Agudos) e 1 Tweeter (Agudos), todos juntos em uma mesma carcaça. Trata-se de Alto Falantes simples, porém com boa eficiência no interior do veículo.

Com potência declarada pela fabricante entre 30 e 40 watts (RMS) dispensando módulos amplificadores. Uma vez que, na sua grande maioria, os CD/DVD Players trabalham com potência entre 20 e 25 watts (RMS).

Claro que está não é uma regra, é compreensível querer extrair o máximo dos alto falantes aplicando a potência recomendada pela Bravox. Toda linha B3X conta com ampla resposta de freqüência, entre 70 Hz a 20 KHz, todos trabalhando com impedância de 4 Ohms.

São Alto Falantes simples, que cumprem bem o seu papel dentro das suas limitações. Uma delas são as frequências Graves (Conheça o Novo Bravox Premium Plus), abaixo de 80 Hz, que por suas características não consegue reproduzir com eficiência. Outro problema é perda do efeito estereofônico, característico dos kit 2 vias (Como é o caso do Bravox CS60B).

Com ótimo custo x benefício e de fácil instalação nos locais originais, recomendo pra quem saiu da concessionária sem Som ou está trocando os antigos alto falantes e não dispensa o Som no interior do veículo, coisa simples sem muitos adereços.

Veja que neste caso, algo como 2 pares (dianteiro e traseiro) de alto falantes Bravox B3X e um CD/DVD Player são mais que suficientes pra sonorizar o interior do veículo. Com custo estimado entre 300 e 400 reais, com um CD Player de entrada como o Pioneer 1380MP.

Gostou dos Alto Falantes Bravox B3X? Tem alguma dúvida sobre sua utilização ou compatibilidade com o seu Projeto de Som? Deixe seu comentário.

Veja as fotos de toda a Linha Bravox B3X

Bravox B3X 40
B3X 40 - 4"
Bravox B3X 46
B3X 46 - 4x6"
Bravox B3X 50
B3X 50 - 5"







Bravox B3X 56
B3X 56 - 5x6"
Bravox B3X 60
B3X 60 - 6"
Bravox B3X 68
B3X 68 - 6x8"

Comentários

  1. Gostaria de saber se o B3X60 de 6, ficaria bom em um palio 2001?

    estou pensando em montar um som, mas no momento nao estou com dinheiro para investir no som.

    os falantes traseiros estavam "peidando" então tirei eles e coloquei minhas caixas do micro system la no portas malas, ficou legal mas um pouco sem voz.

    os das portas começaram a "peidar" então estou pensando em comprar alguma coisa.

    pensei em comprar um kit 2 vias ja pensando no futuro, mas ia ser ele sem nenhum amplificador.

    por isso pensei em outra coisa o kit seria o CS 60 B.

    então estou pensando em comprar e vi esse B3X60 por 65 reais na loja.

    ele ficaria bom? o meu player é um da positron que de acordo com eles emite 22Rms por canal!

    aguardo uma resposta

    att...
    Murillo

    ResponderExcluir
  2. Murillo,

    Respondendo a sua primeira pergunta, sim os Alto Falantes Bravox B3X60 ficariam ótimos, devido ao Custo x Benefício e a Qualidade do mesmo.

    Porém, sugiro a adoção do kit 2 vias se deseja melhorar o seu Projeto de Som futuramente. Você não precisa colocar um Amplificador no Kit 2 Vias, é aconselhavel para obter o máximo rendimento, mas não há problemas em instalar o mesmo diretamente no Player da Positron, por enquanto. De modo que, a Qualidade do Som ficará muito melhor, porém sem potência (por não ter o amplificador), de modo que, não poderá aumentar muito o volume pra não ter distorção.

    Porque sugiro o Kit 2 Vias? Porque se pretende melhorar o Projeto de Som do seu Carro futuramente devemos pensar no reaproveitamento de todos os Componentes que já possui. Se acredita que não irá mecher no Projeto dentro dos próximos 12 meses fique com os Alto Falantes B3X.

    Se tiver mais alguma dúvida, fico a disposição.

    Abraço,

    Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  3. o Vitor Brigadão mesmo cara, vou amanha mesmo na loja compra-lo aproveitar os 64,9 reais, fiquei na duvida se ele iria ser bom ou não.

    pois como te falei minhas caixas de som no porta malas da um grave muito bom no interior do carro, tipo dependendo da musica o volume 17 (de 50) fica um grave muito bom, mas os falantes da frente por estar resecado peida muito, ai tenho que configurar o som para mandar mais para o porta malas se nao me engano na configuração fica -2.

    quando coloco no 0 a voz fica bom na frente mas -2 ja tira um pouco a voz na frente. esse é o motivo de comprar um outro falante para por nas portas, um que acompanhe um pouco o batidão das caixas, nada assim muito batidão não.

    caso o B3X fique bom so irei mexer no projeto final do ano ou la para fevereiro do ano que vem. Estou comprando pq um amigo meu me deve 60 reais, no caso irei comprar no nome dele, entendeu.

    estava pensando Vitor em 2 pares do TS-A6982S ou o TS-A6983S se fosse da marca pioneer.

    outra marca seria 2pares do modelo 69QD4TA da selenium.

    ai nas portas não faço ideias de qual colocar, pois nas portas quero deixar original sem mexer, estava pensando em um da pioneer tmb de 80Rms.

    so nao faço a menor ideia de qual amplificador ou modolo ou piramede comprar, meus amigo falam daquela de 800W uma roxa.

    voce sabe me dizer se desse jeito com um modolo para toca-los ficaria bom?

    logico que penso em ter um sub mas de 10 para nao ocupar tanto espaço e nem para pesar tanto o carro, pois 1.0 e 16V ja viu como é a arrancada ne rsrsrs?

    Mais uma vez muito obrigado pela ajuda.

    aaa e Parabens pelo Blog!

    ResponderExcluir
  4. Murillo,

    Pelo que entendi você está pensando em colocar um 6x9 no tampão, não é o indicado para Qualidade de Som, mas com certeza ganhará potência.

    Nas portas, sugiro o Kit 2 Vias na Dianteira, a Marca depende um pouco de quanto você pretende investir, das marcas Nacionais sugiro os da Bravox ou Selenium, tem ótimo Custo X Benefício.

    Ta traseira, um bom par de Coaxiais, mesma coisa Bravox ou Selenium tem ótimas opções com Custos acessíveis.

    Com isso você já tem um palco sonoro no interior do veículo com uma Qualidade notável, e para a traseira do Carro sugiro dispensar os 6x9. E adotar um Sub de 10" que tenha entre 150 e 250 Watts RMS.

    Quanto ao seu módulo, você tem duas opções possíveis. Ou você adota um Módulo de 4 Canais Stereo para os Alto Falantes das portas e 1 Módulo Mono para o Subwoofer. Ou a melhor opçao neste caso em que o Subwoofer não tem tanta potência, um módulo de 3 ou 4 Canais, de modo que possa instalar os Alto Falantes em 2 Canais Stereo e o Subwoofer em um Canal Mono.

    Sugiro você começar a pensar no seu Projeto, pesquisar preços, entrar em Web Fóruns de Som Automotivo pelo menos uns 1 mês antes de comprar qualquer coisa, pra que possa planejar o seu Projeto de Som com antecedência, e não gastar mais que o necessário pra ter um som de ótima qualidade no seu carro.

    Obrigado, acompanhe nossas matérias e sempre que tiver dúvidas, estamos a disposição.

    Abraço,

    Vitor Hugo

    ResponderExcluir
  5. Murillo Gonçalves4 de maio de 2011 às 21:07

    Vitor boa noite!

    Hoje fui na loja para comprar os altos falantes da bravox, porem quando cheguei la dei de cara com os que eu queria ter comprado,
    por 10,00 reais a mais poderia comprar o TR6U 6'' 100W entao fiquei na duvida mesmo em qual levar.

    Pensei "não vou levar nada, vou para casa, vou perguntar para o Vitor se vale a pena pegar esse modelo"

    E aqui estou cara, gostaria de saber se conhece esse alto falante, se é indicado essas coisas.

    Pois antes de querer comprar o BX360 estava de olho nesse dai TR6U 6.

    AA outra duvida uns amigos meu falaram para não usar de modo algum nenhum desses dois modelos sem amplificador, pois podem queimar ou os falantes ou a saida do Som.

    tem algum risco?

    aguardo sua resposta!
    att..
    Murillo

    ResponderExcluir
  6. Fala Murillo, boa noite!

    Então, acredito que a diferença básica entre eles seja a Potência, maior no caso do TR6 (50 Watts RMS). O que justifica também a diferença no Preço, fica a seu critério escolher, mas sugiro ficar com o B3X mesmo, por se tratar de um Alto Falante provisório até poder colocar um Kit 2 Vias, sem falar que o Custo x Benefício continua favorecido.

    Quanto a questão do Amplificador, o uso deste não é obrigatório no seu caso, são somente 4 Alto Falantes Triaxiais com potência entre 40 e 50 Watts RMS. Daí que o seu Player deve enviar em torno de 20 a 25 Watts RMS por Canal, não estará utilizando o máximo dos seus Alto Falantes, mas acredito que não compensa o custo de um Amplificador para um Projeto simples como o seu. Sugiro pensar no Amplificador somente quando for adquirir o Kit 2 Vias.

    O único risco do meu ponto de vista, é você aumentar demais o volume pro som ficar legal e começar a enviar distorção pros Falantes. Isso reduz significativamente a vida útil deles!

    Obrigado pela consideração, divulgue nosso Blog para seus amigos, assim podemos trocar mais informações sobre Som Automotivo.

    Fico feliz em poder ajudar, caso tenha mais alguma dúvida, fico a inteira disposição.

    Abraço,

    Vitor Hugo
    Ntrix Sound
    www.ntrixsound.com.br

    ResponderExcluir
  7. Vitor, bom dia!

    Há algum problema em ligar estes falantes em um módulo de 4 canais de 35W RMS ? Ou seja, cada falante terá apenas 5W a mais que o amplificador. Corro o risco de queimar fácil os falantes? Não vou ouvir no talo, e sim de médio para alto.

    É para um GOL G3, 4 portas, 2 de 6" e 2 de 5" = 160W RMS.
    O amplificador, como disse, joga 35W por canal, totalizando 140W RMS. Será que esta linha B3x aguenta?

    No mais, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      A meu ver não há qualquer impedimento, a potência em si não é a principal responsável por queimar alto falantes.

      Qual a Marca/Modelo do Player e Amplificador que pretende usar? Você está certo, modere no volume pra não ultrapassar os limites dos alto falantes. Afinal estes são mais simples e conseqüentemente menos resistentes.

      Ainda assim cuidado, só ouvimos distorção no Som quando já atingiu níveis mais elevados. Assim, mesmo que não esteja escutando, não significa que está livre dela.

      Obrigado pelo seu comentário, feliz páscoa. Se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  8. Obg Vitor pela resposta!

    Meu player é um Pioneer 2250 e o módulo este aqui, da Stetsom:

    http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=136&cat=179

    Um dos instaladores que fui, inclusive é meu amigo, colocou um Selenium do lado do B3x.. Pela internet não tinha visto esta diferença, que é muito grande. Bobina mais "funda", com maior diâmetro, bem mais pesado e robusto, além da maior potência. Daí fiquei um pouco receoso, até porque ainda estou em tempo de trocar os falantes caso precise.

    Porém os Selenium de 6¨ tem 25W a mais que cada canal do módulo, e os de 5¨ tem 15W. No final, a potência dos falantes será 80W Rms maior que a potência total do modulo. (AF: 220W - Módulo: 140W)

    Mas se não estou enganado (me corrija se estiver), devo comparar não a potencia total de falantes e modulo, e sim a saída de cada canal (são 4 de 35W) com a potência do falante ligado nesta saída. Assim, a maior diferença seria dos falantes de 6¨, que tem 60W Rms contra 35 do canal do modulo.

    Esta diferença de 25W a mais dos Selenium de 6¨ chega a forçar o modulo ou a atrapalhar a qualidade do som? Você acha um bom negócio a troca dos falantes? Caso troque não iria gastar muito. Uns R$ 60,00 a mais.

    No mais, mto obg e feliz páscoa também!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      A diferença entre os falantes Bravox e Selenium é normal, neste caso com maior cone e imã o Selenium exige mais potência, o que favorece os médios.

      Exato, você deve comparar a potência de cada canal com a dos alto falantes e a potência maior destes não influenciam de modo algum no funcionamento do módulo.

      Sugiro inicialmente adicionar o módulo, sua potência casa melhor com os falantes B3X, veja se o resultado lhe agrada e poderá trocar os falantes posteriormente.

      Agora se pretende trocar os falantes em breve, sugiro partir para um kit 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira. A qualidade e palco sonoro proporcionados será muito superior os falantes triaxiais, sejam estes Bravox ou Selenium.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição. Se puder compartilhe o nosso Blog com seus amigos.

      Excluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas