Projeto de Som Novo Palio

Neste final de semana fui a uma concessionária Fiat para conhecer o recém lançado Novo Palio, que de Palio mesmo só ficou o nome. Disponível em seis versões com motores 1.0, 1.4 ou 1.6 Flex, o Novo Palio está maior, com designer moderno e seguindo o padrão Fiat de modelos como o Fiat Punto e o também recente Fiat Bravo.

A versão que pudemos avaliar foi a Essence 1.6, que já conta com um pacote básico de acessórios e opcionais de fábrica, como as rodas de liga leve, pedaleiras esportivas e o item mais importante da nossa avaliação o Sistema de Áudio.


O Som no Novo Palio é simples, apesar dos espaços já disponíveis para a instalação dos Tweeters, conta somente com o CD Player com funções básicas, e quatro Alto Falantes Coaxiais com 20 Watts (RMS) de potência.

A acústica está muito melhor se comparada a das versões anteriores do Palio, a medida dos Alto Falantes segue a dos modelos anteriores com 6” na dianteira e 5” na traseira. Não me recordo à marca do Player (vou tirar fotos da próxima vez, pra não esquecer), mas segundo o Hotsite do Novo Palio (http://palio.fiat.com.br) o Player é da Kenwood modelo KDC-MP7110.

Com portas e vidros fechados, apesar de simples o Projeto de Som do Novo Palio cumpre o seu papel e não vai deixar você sem Som ao sair da concessionária. Atenção ao manuseio do Volume, em parte pelo pouca potência dos Falantes e pelo fato de escutar rádios AM/FM o Som da versão que testamos distorce muito antes de chegar ao limite máximo.

Bom, pra você que saiu da concessionária com o sistema de áudio original, fica a sugestão de Projeto de Som, com foco principal na Qualidade na reprodução das músicas dentro do veículo. O primeiro passo é trocar o Player e os Falantes originais por modelos melhores e mais eficientes.

O Player é responsável por capitanear o Projeto e merece atenção, quanto melhor e mais funções dispor, maiores serão as possibilidades e melhor resultado final. Por este motivo, antes de escolher a Marca/Modelo pesquisa sobre funções e referências, pra assegurar que a escolha atenda as expectativas.

A escolha dos Alto Falantes, bem como os outros equipamentos, merece igual importância. Antes de definir os Falantes, sempre leve em consideração dois pontos: quanto pretende investir e o que pretende fazer futuramente no seu Projeto de Som? Por quê?

No caso de um Upgrade no Som do Novo Palio, a escolha dos Alto Falantes ideais antes mesmo de adicionar um amplificador ou subwoofer vai evitar que você precise trocá-los. Bem com irá ajudá-lo a procurar pelos produtos que cabem no bolso.

Confira algumas das nossas indicações de Projeto de Som:

Projeto de Som SQ com Pioneer 2380UB
Projeto de Som com Falcon F450M
Projeto de Som com Pioneer 1380MP

Saiu da concessionária sem ou já está pensando em alterar o Som do Novo Palio, tem alguma dúvida, critica ou sugestão a respeito? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Eu sai sem som da concessionária, apenas a pré disposição para instalação, só que já tenho o rádio, um módulozinho CL500 2 altos das portas de 6" e dois 6x9 para por na tampa, o problema é que a concessionária me disse para usar em cada falante 2 conectores que nem eles tem, para não precisar furar o chicote e perder a garantia, só que não sei que conector é este! Espero que me ajude!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Amigo,

    Tudo bem?

    Provavelmente o conector mencionado pela concessionária seja o mesmo chicote disponível nas versões anteriores, mas este é responsável por ligar o Player à fiação original do veículo e não os Alto Falantes.

    O Conector é de 16 Vias Universal que você encontra na Internet, porém acredito que se a Loja que for instalar o seu Som for boa terá este conector. Vela consultar a Loja antes de fazer a instalação, para não correr o risco de perder a Garantia do Veículo.

    Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Sai da concessionaria com o som original mas queria trocar e gostaria de saber se tem algum outro player q eu possa colocar e aproveitar os comandos no volante?? Espero q exista...Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Amigo,

    No que diz respeito ao Player, você encontra algumas opções, a exemplo do Kenwood DDX4048BT que é compatível com interfaces de controle do volante.

    Porém a Kenwood não os fabrica, de modo que você deve adquiri-lo de um terceiro. Depois de algumas pesquisa encontrei a Faaf Tech, empresa que desenvolve este tipo de equipamento que inclusive possui suporte para Kenwood, dentre outras marcas do Mercado.

    Se quiser dar uma olhada no Site, segue o Link: http://www.faaftech.com/

    Sugiro entrar em contato com a Empresa e procurar mais informações a respeito do Novo Palio, por se tratar de um Modelo recente é possível que a Empresa ainda não tenha desenvolvido um Produto específico para este Veículo.

    Obrigado pelo seu comentário, boas festas!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia...
    Estou esperando chegar o meu novo palio sporting, peguei sem som, pq acho que o som original de fábrica é ruim....Eu gostaria de ter um som que tenha qualidade...Estava pensando em colocar o aparelho Pioneer DEH-2380UB com dois pares de Falantes Selenium Triaxial nas portas e uma Caixa Amplificada Hinor Active Box Slim com Subwoofer de 8" 80 Watts rms (http://www.qualitysp.com.br/ecommerce_site/produto_13809_33_Caixa-Amplificada-Hinor-Active-Box-Slim-com-Subwoofer-de-8--80-Watts-rms). Será q fica bom o som? ou vcs acham q seria melhor colocar kits 2 vias?
    obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro,

      Parabéns pela aquisição. Concordo, apesar da acústica melhorada o som de fabrica não atendeu minhas expectativas.

      O Pioneer é uma boa escolha pra Projetos SQ de entrada. Quanto pretende investir?

      Pois os falantes triaxiais, bons para Projetos de Som mais simples, não são a melhor opção se a intenção é um Som de Qualidade. Neste caso, o kit 2 vias é o melhor indicado.

      Dei uma olhada na caixa amplificada da Hinor e na minha opinião o preço está "salgado", acredito que seja possível investir em alternativas melhores pro porta malas.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo mais detalhes do seu Projeto pra lhe sugerir alguns equipamentos.

      Excluir
  6. Opa, obrigado pelo comentario Vitor,
    Assim, acho que vou colocar um Kit 2 vias na frente : http://www.ntrixsound.com.br/produto/1416958/Kit-Alto-Falantes-Selenium-62V2A---6-2-Vias-60-Wrms
    E nas portas trazeiras os Triaxiais :
    http://www.ntrixsound.com.br/produto/1433308/Kit-Alto-Falantes-Selenium-Multisystem-6TR4A---6-Triaxial-60-Wrms
    No porta mala acho que vou colocar essa caixa da Hinor mesmo pq consegui uma que estava no carro da minha irmã (ela não está usando...rsss). A minha ideia de investimento era em torno de 1200 reais..
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disponha Leandro,

      O tweeter do kit 2 vias Selenium divide opiniões nos fóruns, alguns usuário o consideram estridente demais. Acredito ser uma boa escolha para o seu Projeto.

      Sugiro um coaxial na traseira, como o CX50B da Bravox. Se desejar, pode manter o triaxial Selenium, mas precisa ser de 5 polegadas, então o modelo correto é o Multisystem 5TR4A.

      Isso é bom, pois não vai precisar desembolsar nada pela Caixa Hinor, faça o teste e se não gostar do resultado nos falamos de novo, pra dar um Upgrade nos Graves.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  7. se vier com som original tem como trocalo por outro, isso eu falo a frente do som ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Sim, você pode trocar o Player se desejar. Cuidado, dependendo da versão e do Player original, será preciso uma nova moldura no Painel.

      Obrigado pelo comentário, se tiver alguma dúvida ou quiser uma sugestão de Player para substituir o original, fico a disposição.

      Excluir
  8. Ola Vitor,

    Comprei um palio essence e também preferi sem som, também achei a qualidade ruim. Apesar de gostar muito de musica, nao entendo nada de som automotivo, e gostaria de saber a sua opiniao. Me interessa o som cristalino, claro, com boa definicao, nao sendo necessariamente potente. Estava pensando em gastar de 1000 a 2000 reais. O que você me aconselharia? Agradeco desde ja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo,

      Desculpa a demora! Minha sugestão, baseado na sua descrição e orçamento, são os seguintes equipamentos:

      CD Player Kenwood X595, além da qualidade com baixa distorção possui ótimo custo x benefício. Se optar por um Upgrade não vai precisar trocá-lo. Uma segunda opção seria o Pioneer 8380 Golfinho.

      Na dianteira um kit 2 vias Kenwood KFC-P709PS, irá proporcionar ótimo palco sonoro com Médios e Agudos na medida certa.

      No porta malas o Subwoofer, também Kenwood, KFC-W2513PS reproduz os Graves com Qualidade e contundência. Lembre-se de escolher um Subwoofer bobina dupla de 2 Ohms ou bobina simples de 4 Ohms.

      Amplificador Banda Performance 4.8, qualidade aliada a potência para o kit 2 vias e Sub.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver alguma dúvida ou ainda quiser mudar algum equipamento que sugeri fique a vontade em nos questionar.

      Excluir
  9. estou esperando chegar meu palio sporting, tenho um modulo 4 canais 55watts rms em cada saida a quatro ohmns meu cd player é um pioner 5280, quais alto falantes vc me indica de preferencia pioneer, e esse modulo é mosfet consigo ligar ele no paioneer 5280, desde já agradeço abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Ligue as saídas dianteira e traseira do Pioneer 5280 no seu Amplificador, para que possa regular fader a balanço. Deixe a saída para Subwoofer a disposição para um futuro Upgrade no Som.

      Quanto pretende investir nos falantes? Se tem preferência por Pioneer sugiro os da Série D, TS-D1720C de 6" pra dianteira e na traseira um Coaxial de 5" da Série G.

      Acredito que com o mesmo valor é possível investir em produtos com melhor custo x benefício, em todo caso, estes falantes Pioneer são muito bons e vão proporcionar qualidade no interior do veículo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  10. Boa Noite Vitor Hugo.

    Seguinte, comprei o novo palio sem som.

    Possuo um dvd pioneer modelo 5350, um módulo roadstar modelo power one, e um sub slim pioneer modelo ts sw3001 s4 que vou colocar em uma caixa lateral.

    Qual kit duas vias para a dianteira e qual coaxial para a traseira você me indica?

    Outra dúvida, no novo palio não tem a opção de colocar som ao lado do tampão, como por exemplo temos no celta?

    Obrigado.

    Feliph.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Feliph,

      Tudo bem? Isso depende de quanto pode investir nos falantes novos?

      Tomando com base o que você já tem, o Bravox CS60B na dianteira e o Bravox CX 50B na traseira seriam uma boa opção visando custo x benefício.

      Na mesma linha que o CS60B está o kit 2 vias da Selenium, Bomber dentre outros. São kits mais simples, mas que vão render bem com o Power One.

      Se entendi direito sua pergunta, normalmente os falantes traseiros só são alojados próximo a coluna traseira do veículo quando são 2 portas, quando não há espaço ou ambos.

      Com certeza os falantes nesta posição contribuem para "animar um churrasquinho", se for este o caso, pode partir para alto falantes 6x9 no tampão, ao invés dos coaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Boa noite Vitor,

      Valeu pela ajuda e só mais uma dúvida, acha que devo deixar a caixa selada mesmo ou colocar um duto?

      Obrigado.

      Excluir
    3. Então Felipe,

      Sinceramente nunca vi um Sub Slim em caixa dutada, acredito que até seja possível, mas se a intenção é economizar espaço a caixa selada é a escolha ideal.

      Caixas Dutadas favorecem o SPL e este não é o ponto forte dos Subwoofer Slim, pois tem área do cone e excusão menores que os Subwoofers convencionais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    4. Bom dia Vitor Hugo,

      Só para agradecer pelas dicas, o som ficou animal.

      Só mais uma dúvida se puder ajudar, estou tentando baixar uns clipes do youtube para colocar no pen drive e rodar no dvd pioneer 5350, mas não estou conseguindo, sabe me dizer em qual formato devo baixar?

      Obrigado.

      Excluir
    5. Boa tarde Felipe,

      Fico feliz que tenha aprovado!

      De acordo com o manual do Pioneer 5350, este reproduz os vídeos diretamente do iPod ou no formato Divx. Contudo, a uma nota no manual informando que este ultimo só é legível se estiver gravado no CD/DVD.

      Acho que vale a pena fazer o teste com um Pen Drive também, teoricamente deve tocar sem impedimentos.

      Obrigado pelo comentário, se puder ajuda-lo em algo mais fico a disposição.

      Excluir
  11. Olá, gostaria de saber os dados técnicos do som Kenwood modelo KDC-MP7110 que vem no palio 2012, pois não estou achando em nenhum lugar . Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      As especificações do Kenwood KDC-MP7110 não diferem muito do KDC-MP1048, são 4 canais de 22 watts (RMS) de potência.

      Possui entradas USB e Auxiliar frontais, 1 par de saídas RCA e controle para Subwoofer. Reproduz os principais formatos de áudio e possui resposta de freqüência entre 20 Hz e 20 KHz.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  12. Boa noite Vitor,

    Estou esperando meu palio Sporting chegar, e minha duvida é o seguinte: tenho horror a som original, porém tive q pedir com o som devido aos retrovisores elétricos. Então, quero retirar o som original e colocar um Pioneer AVH-5280BT. Como fazer isso já que a moldura do som original é maior? fico no aguardo de um help!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Mike,

      Você tem 2 opções, a primeira seria adquirir uma nova moldura, consulte o pessoal de Peças da sua concessionária. A segunda, um tanto mais trabalhosa, seria pedir ao instalador que faça uma nova moldura, mas está somente se deseja personalizar o seu Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  13. Olá, eu não quero gastar mais e só estava a fim de instalar um subwoofer a mais no palio , e como você disse ali para o amigo que o som possui controle para subwoofer, isso quer dizer que pode instalar um?? Se eu instalar o msm ele irá diminuir a potência das outras caixas? Desculpe a ignorância, mas não entendo nada de som automotivo. Com o subwoofer a mais vou conseguir um som legalzinho? Por enquanto não quero gastar mais que isso, e mais para frente penso em melhorar a parte sonora, mas por enquanto só isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      A questão do "controle para subwoofer", mencionado nos comentários anteriores, diz respeito a ajustes no Player específicos para o Sub, que em nada interferem nos falantes das portas.

      Você já tem um Subwoofer ou quer adicionar um no Novo Palio? Não ficou muito claro o que gostaria de fazer. Não se preocupe com suas dúvidas, o objetivo do nosso Blog é este mesmo. Som Automotivo de Qualidade para todos.

      Só o Subwoofer não diz muito sobre o Projeto de Som, mas acredito que sim, acompanhado de um kit 2 vias na dianteira e um bom amplificador 4 canais já da um ótimo resultado.

      Me de mais detalhes, como quanto pretende investir, o que já possui no carro e o que gostaria de fazer. Assim consigo lhe indicar alguma combinação, que caiba no bolso e tenha um bom resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  14. Comprei um Palio 2012 com som original MP3 de fábrica. Existe ou é possível instalar um cabo auxiliar com USB nesses sons originais FIAT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cassio,

      O Player a que se refere é o embutido no painel, ou trata-se do Kenwood opcional de fábrica?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo seu retorno pra esclarecer sua dúvida.

      Excluir
    2. Se for embutido no painel, é possível puxar o USB?

      tks

      Excluir
    3. Boa noite Amigo,

      Pesquisei bastante sobre o assunto e ainda não existe um caminho definitivo para solucionar esse problema. Contudo, li em alguns fóruns que já estão disponíveis cabos adaptadores para a Linha My Connect (Ford) e Connect (Fiat).

      Fazendo uma pesquisa rápida no Mercado Livre, encontrei os links a seguir:

      Cabo Usb Original Cd Ford My Connection E Fiat Connect
      Cabo Usb Para Cd Original Fiat Connect E Ford My Connection

      O valor do Cabo Adaptador é um tanto salgado, mas acredito que vale o investimento. Vale consultar o vendedor para assegurar de que irá funcionar no Novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Excluir
  15. Boa tarde

    querendo monta um so no palio tbm ja que pedi sem ..tenho um dvd 2dim pioneer nao reparei direito mais acho que não cabe ai iria colocar outro pioneer no lugar... no som da porta da frente tava pensando nisso http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-228028302-kit-2-vias-6-polegadas-mtx-t6s652-qualidade-100-rms-cada-_JM

    na porta traseira não sei como funciona o esquema eu sei e são de 5" eu vi esse mais não sei se da certo http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232484550-kit-2-vias-mtx-rts502-woofer-tweeter-5-polegadas-_JM
    oque vc sugeria ?? um modulo taramps T400 pra toca esses falantes .. pro porta malas eu ja tenho um digital desing de 12" de 800rms e modulo pra tocar ele so queria mesmo sabe sobre os da frente oque monta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Amigo,

      Infelizmente não é possível instalar um DVD 2 DIN no Novo Palio, mas você tem a alternativa de colocar um Retrátil ou ainda os novos DVD's de 1 DIN com tela de 3,5 polegadas da Pioneer.

      Os alto falantes MTX são ótimos, sugiro somente trocar os falantes traseiros por Coaxiais. Assim você reduz as perdas com interferência dos falantes traseiros sobre os traseiros.

      Nada contra os Taramps, mas o T400 é um tanto fraco pra esse falante. Imagine que trabalhando com 4 Ohms de impedância, a potência nas saídas do amplificador são de aproximados 50 watts (RMS).

      Uma sugestão de amplificador é o Club 800.4 da Audiophonic ou o próprio Taramps TS800X4. Se desejar, procure por um 4 canais que trabalho com ao menos 100 watts (RMS), trabalhando com 4 Ohms de impedância.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  16. Olá,

    Comprei um palio atracttive sem som.

    O aparelho ja me decidi será o pioneer 8480 1 din.

    Possuo um módulo que não sei precisar a marca mas possui uns 400w de potência para uma caixa selada com 2 alto falantes de 10 polegadas da pioneer e dois tweeters. Essa caixinha era no meu classic.

    Agora quero um som interno bacana para o meu palio, ja que o porta-malas é menor e não vai dar pra estar sempre com a caixa. O que você indica pra mim em um custo benefício bem bacana? Na faixa de uns 200 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Amigo,

      Não entendi exatamente o que deseja, o orçamento proposto é para trocar a caixa ou é para os alto falantes internos?

      O seu amplificador é Mono com 400 watts (RMS), ou é Stereo com 2/3/4 Canais? Se soubesse a Marca/Modelo melhor, assim posso checar quais as possibilidades.

      Obrigado pelo seu comentário, fico aguardando mais informações pra poder lhe sugerir um bom Projeto de Som.

      Excluir
  17. Boa Noite Vitor,

    encomendei um Palio com som original, embutido no painel, comentaram que só lê cd MP3/WMA, mas você sabe se é possível puxar da trás cabo AUX ou USB?

    Se não tiver acho que me arrependerei amargamente desse som....

    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Respondi a pouco um comentário com o mesmo questionamento. Depois de muito pesquisar sobre o assunto, encontrei o Cabo Adaptador para a Linha Connect utilizada pela Fiat.

      Se estiver disposto a testar a solução, acredito que ainda há esperança. Os links a seguir são do Mercado Livre, mas pode procurá-lo na Internet se desejar.

      Cabo Usb Original Cd Ford My Connection E Fiat Connect
      Cabo Usb Para Cd Original Fiat Connect E Ford My Connection

      Obrigado pelo seu comentário, se testar a solução peço, por favor, que deixe seu comentário aqui no Blog pra compartilhar com os demais leitores.

      Excluir
    2. Vitor, obrigado a resposta ai!

      Seguinte, tinha pedido o carro com o som original (CD/MP3), mas pesquisei, e depois de saber que não é possível ligar USB e que som orignal é fraco, pedi um igual, mas sem o som....prefiri colocar de fora. (mesmo "perdendo" o controle no volante e retrovisor eletrico)

      Esclarecendo a questão do cabo.....
      No link que passou, uma pessoa perguntou ao vendedor se o Palio 2012 poderia usar o cabo, ele respondeu que não....

      Abraço!

      Excluir
    3. Boa noite Amigo,

      Primeiramente obrigado pelo retorno!

      Já faz algum tempo que pesquisei a respeito e encontrei a Faaf Tech, empresa que desenvolve interfaces para manter os controles originais do Volante.

      Antes de adquirir um CD/DVD Player de sua preferência, confira se este da suporte para esta Interface. Vale à pena conferir pra não perder os controles originais do Volante.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  18. me ajude comprei um palio sem o som e quero estalar um som com bastante qualidade disposta agastar ate ums 2mils reais nao entendo muito porque ja tive outros son no ka e fui trocando altofalante pra mais potente e nao chegou no ponto q quria queria um son bem grave pra parar numa fasenda faser um churrasco e ouvir aquela musica bem legal me ajude a esclarecer o que devo faser e marca boa quero cisa boa mesmo ,obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo(a),

      Se entendi direito, a idéia é um Som pra Fora (Trio Elétrico), certo? Já tem algum equipamento (Player, Alto Falantes, Amplificador, etc)? Tem preferência por alguma Marca/Modelo?

      Projetos de Som do tipo Trio Elétrico não sai bem a minha praia, contudo acredito que consigo lhe sugerir alguma coisa equilibrada.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo mais detalhes pra lhe indicar uma boa configuração e produtos.

      Excluir
  19. Boa Noite Amigo,

    Seguinte, estou querendo colocar em um som no palio sporting. Possuo os seguintes equipamentos: 01 fosgate 200ix para um kit duas vias Hertz esk 165L e 01 fosgate 500m power para o sub JL 12w6v1. Comprei RCA's knukonceptz krystal e cabos de energia shock industries 21mm. Anteriormente estava com intenção de comprar um polo sportline e por isso, já sabendo que o player não teria saídas rca's comprei um conversor Helix AFC. Saberia me dizer se o player original do novo palio tem saídas rca's? Com esse sistema ficará um som agradável?: Abrç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Como qualquer player original de fábrica, o Novo Palio também não foge ao padrão, não dispõe de saídas RCA.

      Pelos equipamentos que mencionou para o seu Projeto de Som, ou você ou quem o está ajudando entende do assunto. São dois amplificadores "old school" de respeito da Rockford, sem falar do Subwoofer JL.

      Kit 2 vias e cabos estão muito bem dimensionados, acho que só faltou mesmo a manta asfáltica pra fazer o isolamento acústico. No mais, não conheço suas preferências, mas tem tudo pra render um ótimo resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Excluir
  20. boa noite.comprei o novo palio 2012 sem som.estou querendo montar um som de alta qualidade interna do carro,nada de abrir tampao em festas rsrs.ja possuo avh-p6350bt. pretendo colocar um kit duas vias de 6 cs 60 d nas portas e um de 5 cs 50 b atras.uma taramps pra esses kits qual vc recomenda,400,800?no porta malas uma caixa com dois uxp 12 d2 e pretendo usar uma taramps 1200 digital so p os uxp. q acha desse set?vc mudaria algo?no aguardo.abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Não recomendo usar o kit 2 vias na traseira, as interferências destes sobre os falantes dianteiros reduz a qualidade do Sistema. Neste caso, sugiro usar alto falantes coaxiais na traseira.

      Como tem preferência por Taramps, acredito que o Novo TS-400X4 seja suficiente, pra empurrar todos os falantes das portas.

      Eu particularmente gosto de Projetos de Som mais equilibrados. Veja, você tem cerca de 140 watts (RMS) divididos entre Médios e Agudos e cerca de 1000 watts (RMS) de potência só para os Graves.

      Não que vá ficar ruim, pelo contrário, o UXP é um ótimo Subwoofer e responde muito bem em Projetos de Som interno. Não conheço suas preferências, mas se a idéia é ter Graves fortes e contundentes siga com o par de Bravox UXP.

      Atenção! O Taramps T-1200 tem que ser a versão de 2 Ohms, pra casar com a impedância dos Subwoofers. No mais é uma boa opção pra acompanhar o par de tocadores de Grave.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. vlew vitor.deixa eu explicar melhor p vc.eu ja possuo o dvd 6350,e os 2 uxp.isso ja nao da pra voltar atras.no caso das taramps me falaram bem dela em relaçao custo beneficio,mas nada definido.qual vc recomendaria na mesma faixa de preço?e no caso do kit duas vias pode ser outro tb e nao o bravox.tirando o dvd e os uxp,o q vc recomendaria para meu caso.obrigado.

      Excluir
    3. Boa noite Amigo,

      Com a mesma dupla de Bravox UXP em um Vectra, usando um Banda Expert 1200 o resultado ficou muito bom. Contudo, o resultado não depende somente do amplificador, outros fatores como a caixa, cabos e alimentação são de suma importância.

      O Banda 1200 é um pouco mais caro, mas acredito que vale o investimento. Os Amplificadores da Taramps estão muito bem cotados nos fóruns que acompanho, no entanto, há outras opções como o Corzus HT 1200 e Venon 1000.1.

      Quanto ao kit 2 vias, uma outra opção na mesma faixa de preço do Bravox seria o Hertz DSK 165 de 6", kit 2 vias de entrada da Marca.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    4. no caso dos 2 vias to pensando nar kevlar 3,eles estao vendendo direto no face agora por uns 450,oo.se nao,ja vi esse hertz na takamine por 300 o par.a banda irei pesquisar preço.a cx dos uxp pensei numa dutada,ta certo?se puder me passar um link de cx pra esses subs agradeço.se vc tiver algum link sobre como montar os cabos e alimentaçao agradeço tb.desculpa te encher ai,mas nao manjo nada de som,e tudo q ouço de instaladores em minha cidade divergem muito.a,e o kit irei tratar a porta com manta asfaltica,correto?abraço amigo.

      Excluir
    5. Boa noite Rafael,

      Esse 2 vias da NAR é uma boa opção sem dúvida, já vi bons comentários sobre o kit, contudo, será preciso partir para um amplificador que acompanhe o alto falante.

      O tratamento com manta asfáltica nas portas contribui muito com o rendimento e por conseqüência, a qualidade do Sistema de Som.

      Quanto a alimentação, sugiro ler Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som. Já para os Cabos leia Como dimensionar os Cabos do seu Projeto de Som.

      O UXP da Bravox tem a particularidade de responder bem tanto em caixas seladas quanto dutadas. Se deseja batidas rápidas e contundentes a melhor opção é a selada, já a dutada rende Graves mais longos e maior SPL.

      A única Caixa Acústica pronta que indico é a Palhetada, caso contrário sugiro mandar fazer uma Caixa nas medidas indicadas pela fabricante. Leia também Caixas Palhetadas? Saiba mais....

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    6. bom,antes de mais nada,obrigado pela ajuda e esclarecimentos.hj define meu som,por hora sera assim,so no futuro q mudarei o ampli q tocara os duas vias e os full range,por falta de grana,rsrs.
      player: dvd 6350 bt
      kit 2 vias frontal:NAR serie 3 650 cs 3
      falante traseiro: full range nar 5 serie3 525 fr 3
      ampli do kit e full range:road star 840(provisório)
      2 subs uxp 12 d 2 em caixa dutada(montagem e litragem deixei por conta do meu instalador)
      ampli taramps dig,TA 1600d para os subs(incluso Voltímetro Digital Premier Shop AJK Nano ,Cabo Rca Blindado Stereo Golden 5 metros.
      Cabo RCA Taramps Stereo Dupla Blindagem Injetado 5 metros(esse golden q vem ca taramps é bom,ou compro taramps,e oq vc acha desses cabos taramps)?
      irei tratar as portas da frente com manta,e a porta traseira do porta malas,p evitar vibrações.
      gostaria que me diga o q acha desse set,ou se tenho q mudar algo mesmo.no aguardo.vlew vitor.abraçao.

      Excluir
    7. Boa noite Rafael,

      Na minha opinião o único ponto de atenção fica por conta do Amplificador Roadstar para os falantes das portas. Acredito que este não acompanha a qualidade dos demais equipamentos utilizados no seu Projeto de Som.

      Quanto aos cabos RCA da Taramps já ouvi comentários positivos e negativos, eu particularmente não tive a oportunidade de testá-los.

      Outro ponto importante e que faz muita diferença é a passagem dos cabos, nunca passe os cabos RCA junto com os cabos dos alto falantes. No mais acredito que ficara muito forte e com um excelente palco sonoro no interior do novo Palio.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Excluir
    8. vlew vitor.final do ano trocarei a roadstar por uma alpine ou hertz,é q agora nao da mesmo,rs.mas do resto ficara como falei acima.muito obrigado pela ajuda,foi de muita valia.esclareceu tudo q precisava.obrigado.

      Excluir
    9. Boa noite Rafael,

      Fico feliz ao contribuir com o esclarecimento das suas dúvidas, sempre que precisar fico a disposição.

      Excluir
    10. voltei vitor.o negocio do ampli p o 2 vias e full range esta me incomodando.nao dara certo com a 840,e vou vende-la.o ampli certo seria um de 4 canais em 4 ohms,isso?quais recomenda,marcas,e modelos?ate uns 800 reais.de 600 a 800.no aguardo.vlew.obrigado.

      Excluir
    11. Boa noite Rafael,

      Peço desculpa pela demora. Sim, inclusive de acordo com a descrição do kit 2 vias NAR a melhor opção é um 4 canais que tenha 100 watts (RMS) por canal em 2 Ohms.

      As opções nessa linha de amplificador são muitas, recomendo um Kenwood KAC-8405 por conta dos equipamentos que está usando. No entanto há outras opções, como é o caso do Banda Voxer 2.4, Corzus HF 404, Stetsom Venon 400.4, Taramps TS-400X4 e Falcon F400M.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    12. mas entao vitor,a kac entrega 75x4 em 2 ohms.ela e suficiente pra tocar os duas vias e os full range?a xr-4s seria exagero?ja resolvi q vou pegar da kenwood,so estou na duvida dessas duas.a 8405 vai aproveitar 100% do duas vias e do full?agora q resolvi gastar mesmo,quero uma q de conta,ou kenwood,hertz,helix,mas essas duas nao tem p comprar no mercado,entao vou de kenwood.vlew,obrigado.

      Excluir
    13. Então Rafael,

      A potência recomendada pela NAR para ambos os falantes é de 50 watts (RMS), o KAC 8405 da Kenwood trabalha com aproximados 38 watts e o XR-4S com 120.

      Dentre as opções, acredito que o KAC 8405 seja a melhor delas. A potência aplicada será menor, contudo, não há excesso e conseqüentemente o risco de danificar seus falantes será menor.

      Entendo que o mais caro pode parecer melhor, é na sua grande maioria é mesmo, mas em Som Automotivo o equilíbrio entre todos os equipamentos traz um resultado muito melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    14. bom vitor,novamente agradeço por sua ajuda.meu set mudou um pouco,minha hu virou um clarion dxz 785,mantive o kit duas vias e full range cs3 nar kevlar.o ampli p tocalos comprei um jbl 1004,atras os 2 uxp ca taramps 1600 em caixa dutada 55 litors com duto de 4,madeira 21 mm.os cabos comprei shock elite.e irei tratar as portas.vlew pela ajuda.obrigado.agora ficou definitivo,rsrs

      Excluir
    15. Boa noite Rafael,

      Seu Projeto de Som ficou ótimo! Mande-nos algumas fotos posteriormente e principalmente suas impressões sobre todos os equipamentos, além de referência pros demais leitores podemos fazer uma matéria a respeito se desejar.

      Obrigado pelo seu comentário, espero ter contribuído a altura da sua expectativa e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    16. boa vitor.sim,sua ajuda foi de muita valia.vou fazer o seguinte.tirarei fotos tratando as portas,e montagem final do set.e tb um video p se ouvir a qualidade.e colocarei minhas observaçoes tb.pode ser q tenha um up denovo,rsrs.to pensando em vender as taramps e os uxp e partir p um falante de menor tamanho e potencia,uns 10 de 300 rms,e um ampli de qualidade tb.vamos nos falando.agora so esperando o carro chegar,ja faz 70 dias e nada ainda,rsrs.vlew.abraço

      Excluir
    17. Boa noite Rafael,

      Difícil de acreditar que está levando todo esse tempo pra lhe entregarem o veículo! Já tentou "ameaçar" de cancelar a compra, do jeito que anda o Mercado, é provável que façam alguma coisa pra não perder a venda.

      Sim! Mande-nos o material para contato@ntrixsound.com.br, informações como essa são sempre bem vindas e nos ajudam a fazer boas indicações de equipamentos ou configurações para outros leitores.

      Obrigado pelo seu comentário, vamos nos falando e se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  21. Amigo, muito obrigado pela atenção! Sou frequentador do autoforum, e sempre leio comentários a respeito de equipamentos antes de ir comprando. Como esqueci de perguntar no post anterior, saberia me dizer se o player original possui ao menos a saída remote? Ou terei que comprar uma Interface Para Acionamento Remote De Módulo De Potência? Grande Abrç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Amigo,

      Pesquisei muito na Internet, tentando encontrar o manual do Player original e ainda assim não encontrei.

      Acredito que ele tenha sim, mas será preciso procurar no Manual do equipamento antes de fazer a instalação.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em algo mais fico a disposição.

      Excluir
  22. Vitor, primeiramente, parabéns por toda ajuda prestada aqui.
    Comprei um Novo Pálio Attractive 1.4 que já vem com som e comando eletrônico de retrovisor. O problema é que o som não tem entrada USB e pelo que li, não tem cabo compatível pra adequar. Então, estou interessado em comprar um DVD player para substituí-lo, mas aí vem a preocupação com os comandos do volante e a adaptação ao painel. Daí, preciso de sua ajuda para me indicar um bom aparelho que seja compatível com os comandos e com o painel do carro. Esclareço que quero um som apenas para o interior do veículo, mas que tenha qualidade. Desde já, agradeço por sua atenção. Gilson (gtpj@ig.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Peço desculpas pela demora. Antes de tudo, quanto pode investir no Som do March? Assim consigo lhe dar algumas opções que caibam no bolso.

      Infelizmente o Novo Palio só vai aceitar Player 1 DIN, por conta do espaço entre as saídas do ar condicionado e suas funções logo abaixo. O que restringe suas opções de DVD, as opções são os retrateis ou os novos DVD com telas de 3" ou 3,5".

      Antes de lhe responder, queria entrar em contato com a Faaf Tech e me certificar de que a Empresa possui uma solução (interface) para manter os controles originais do volante mesmo com o novo Player.

      Os últimos dias foram corridos, acredito que amanhã eu consiga contatar a Empresa e lhe respondo o mais breve possível.

      Já sabe quais os falantes que irá usar?

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Não tenho ideia de quanto custa um novo som, pode ser um DVD retrátil. O que quero mesmo é poder usar o som do carro com usb e com uma melhor qualidade. Não precisa de potênica só qualidade. Estava pensando em usar os mesmos falantes, mas não sei se é melhor trocá-los. Aguardo uma ideia sua. E vlw pela atençao!

      Excluir
    3. Boa noite Gilson,

      Como pretende usar somente os alto falantes das portas, sugiro dar uma olhada no Pioneer AVH-5480DVD. Poderia lhe indicar o IVA-D106 da Alpine, contudo são produtos muito diferentes e o valor a ser investido muda bastante de um para o outro.

      Como já possui os alto falantes, minha sugestão é trocá-los somente se julgar necessário. Troque o Player e ouça o Som, somente se não gostar do resultado pense nos novos alto falantes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  23. Quero trocar apenas os falantes das portas dianteiras e trazeiras do palio sporting com maior potencia. O que vc me indica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João,

      A potência do alto falante pode até mudar, contudo, a potência enviada pelo Player será a mesma. Se não tem a pretenção de investir um valor elevado, sugiro partir para os triaxiais Bravox B3X.

      Agora se pretende adicionar um amplificador posteriormente a melhor opção seria um kit 2 vias na dianteira e coaxiais na traseira. Sugiro o Bravox CS60B (na dianteira) e o Bravox CX60B (na traseira).

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvia fico a disposição.

      Excluir
  24. Obrigado pela dica. Continue a orientar aqueles que, como eu, entendem muito pouco ou quase nada de som automotivo. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João, pode contar comigo! Se for o caso, indique o nosso Blog para seus amigos. Abraço

      Excluir
  25. Olá, Vitor Hugo!
    Adquiri um Palio Attrative 2012 com predisposição para o som. Não desejo trocar os altos falantes, somente aproveitar as conexões para instalar o aparelho. Que aparelho de som/marca/modelo você sugeria para instalar, com Bleutootn e USB frontal sem perder as características do carro e nem a garantia? Obrigado e parabéns pelo blog. Muito bem comentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Evandro,

      Quanto à garantia (da parte elétrica), o único cuidado é manter toda a fiação original intacta, ou seja, sem cortes ou emendas. Para isso será preciso um chicote adaptador, que ligará a parte elétrica do novo Palio ao Player.

      Recomendo o Kenwood KDC-BT6048U, que além de atender aos seus requisitos, trata-se de um Player completo. Uma outra alternativa seria o Pioneer DEH-4480BT, com menos funções do que o Player Kenwood, mas ainda assim uma boa opção.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. comprei o palio com som original e controle nos volantes ,tenho uma caixa selada nova mas pelo que vi falar nao tem saida rca gostaria de confirmar e agora o que faço?

      Excluir
    3. Boa noite Amigo,

      Realmente o Player original não possui saídas RCA, qual o modelo da Caixa/Subwoofer que possui?

      Dentre as opções possíveis você poderia adquirir um Módulo com entradas altas (fio), mas isso vai depender também da potência do Subwoofer.

      Outra alternativa possível é usar um Conversor RCA, permitindo assim ligá-las a um amplificador com esse tipo de entrada.

      Por último, você pode trocar o Player original por um modelo que seja compatível com interfaces que mantém os controles do volante.

      Qual delas escolher depende um pouco do que deseja do seu Projeto de Som. O que você tem em mente?

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  26. Olá Victor,
    estou com um Palio 1.0 Atractive vem com som. O som dele original é bom? pensando em colocar 4 falantes de 50w ou 60w ele da conta ou precisa trocar o player tbm???
    pensando em colocar o "Cd Player Sony Cdx-gt500us"

    Grato desde já!
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      A acústica do Novo Palio melhorou bastante, contudo, achei que o Som original deixou a desejar um pouco. Claro que está é apenas a minha opinião, antes de tudo, sugiro ouvir o Som e avaliá-lo antes de qualquer alteração.

      O mesmo se aplica aos alto falantes, ouça o Som original por uma semana pelo menos, o que menos o agrada. Daí poderá escolher entre trocar os alto falantes, player ou até adicionar um Amplificador e Subwoofer.

      Trocar o player nesse caso me parece um bom negócio, você terá uma gama muito maior de recursos e com o modelo mencionado acredito que até a qualidade do Som ficará melhor.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Finalmente chegou o palio! o som é bom...já vem até com twitter nas colunas e coaxiais de 6" e 5" 20w portas... Lendo o manual vi que ele tem 20W por canal. Tipow se eu comprar uns coaxiais ou triaxiais de maior potência o som ficara xôxo(ruim)? ou fica melhor?

      qual potência vc me aconselharia??? 30w, 40w, 50w ??
      coaxial ou triaxial??

      O foda é que o coroa gostou do som, convence-lo a trocar o player vai ser foda...Vou ter q ficar com o original mesmo.

      Grato desde já!
      abraço

      Excluir
    3. Boa noite Leonardo,

      Acredito que os 20 watts (RMS) mencionados se refiram as saídas do Player e não a potência dos falantes. Tem certeza de que o sistema original veio com os tweeters ou são apenas os espaços para colocá-los?

      Imagine que o Player trabalha somente com 20 watts, independente da potência declarada nos seus alto falantes. Entre os coaxiais e triaxiais? Coaxiais com certeza, se possível seria ainda melhor um kit 2 vias.

      Isso é um pouco subjetivo, contudo, acredito que possa lhe ajudar. Para convencer o seu "Coroa", sugiro levá-lo primeiro a uma Loja especializada, pra que possa ouvir um Sistema de Qualidade. Só assim é possível comparar a diferença entre os dois sistemas, talvez ele próprio chegue à conclusão que é possível melhorar o que já está bom.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  27. Segui a sua sugestão e coloquei Bravox CS60B na dianteira e Bravox CX50B na trazeira. Ficou excelentemente ótimo. Obrigado pela dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite João,

      Fico feliz em ter contribuído com seu Projeto de Som. Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  28. Olá boa tarde!
    Só para garantir, a relação com a garantia quanto a instalação de som no novo palio se restringe apenas a fiação original!?!
    Eu posso passar a fiação rca(2x), cabo de força, fixar o amp no porta malas sem preocupação com a garantia, mantendo o chicote original intacto.
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Sim, de maneira nenhuma corte a fiação original. No mais pode fazer a instalação sem maiores preocupações.

      Obrigado pelo seu comentário, se puder ajudá-lo em mais alguma coisa fico a disposição.

      Excluir
  29. Comprei agr um NOvo Palio 2012 sem som, e se possivel gostaria de sua ajuda! Não quero um sonzão e tal, quero so mesmo um som ambiente, sem nada tão grande, apenas com boa qualidade. Tenho um DVD H-BUSTER HBD-9200AV que ja tinha do meu outro carro.Quais alto falantes vc me indicaria para as portas? Muito Obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Amigo,

      Ok, mas quanto você pretende investir? A meu ver você tem ao menos 2 opções possíveis.

      1. Colocar 2 pares de triaxiais, como Bravox B3X, são alto falantes simples e baratos. Rendem um resultado mais que satisfatório no interior do veículo, se levar em conta o valor que gira em torno de R$60 a R$70 o par das fabricantes nacionais.

      2. Você pode partir para um kit 2 vias de entrada na dianteira e um par de coaxiais na traseira. Aqui você tem que investir em torno de R$300 pelo menos, contudo, o resultado no interior do veículo é ótimo e o palco sonoro proporcionado da a sensação de estar de frente pro Show.

      No seu lugar eu optaria pela opção 2, por conta do DVD H-Buster que já possui exatamente pelo melhor palco sonoro proporcionado, mas isso fica a seu critério é claro.

      Bom, essas são duas sugestões de Projeto simples que atendem somente o interior do veículo e acredito que estejam dentro do que você descreveu. Se eu estiver errado, me de mais detalhes do que gostaria e formulamos outra possibilidade.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  30. Boa Noite!
    Parabéns pela ótima matéria, estou aguardando o meu Palio chegar, e peguei ele sem o som eu estou pensando em reutilizar o meu aparelho de som não é dos melhores mas gosto dele e ele tem 2 RCAS é um deh-2180ub da Pionner, para começar vou comprar um kit 2 vias CS60B da Bravox ou o Bicho papão, o sub acho que vou usar um Pionner Tsw 309 d4 e o modulo tem um amigo querendo me vender um Banda Voxer 2.4 do modelo antigo, aquele branco, o que acha? Na parte traseira pensei em um coaxial mas ai ligaria direto no aparelho, sem nenhum modulo para empurrar, com o que postei da para ter uma base de quanto quero gastar, sugere algo que ache que seja melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Álvaro,

      Quanto o seu amigo está pedindo no Voxer 2.4? Visto que você encontra o modelo novo por cerca de R$ 400 na internet, tem que valer a pena.

      Outro problema é a potência do Pioneer TS-W309, são 400 watts (RMS) declarados e o Banda Voxer 2.4 em bridge trabalha somente com 180 watts, ou seja, menos que a metade do recomendado para este Subwoofer.

      Há duas opções, se optar pelo Amplificador Banda terá de escolher outro Subwoofer, com potência próxima dos 180 watts (RMS).

      Se não abre mão do Subwoofer será preciso partir para um Amplificador mais potente, talvez até um Amplificador Mono dedicado e outro 4 canais para o Stereo, podendo até usar o Banda Voxer que seu amigo ofereceu.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. O que acha deste modulo do meu amigo e o novo sub da bravox de 220? o kit 2 vias e os coaxiais da porta traseira direto no aparelho?

      Excluir
    3. Boa noite Alvaro,

      Apesar da potência pouco maior do Sub, a diferença caiu bastante se comparado com o Sub Pioneer. Acredito que essa configuração vai render um ótimo resultado no interior do veículo.

      Lembre-se é claro de que estes equipamentos vão precisar de alimentação, cabos e o Subwoofer Bravox de uma caixa adequada.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  31. comprei um palio sporting, e que melhorar o som dele mantendo o player original.

    Estou pensando em colocar 2 kits Two Way Black (bomber) e um sub upgrad (bomber 4 ohms) 12''.
    Fica bom? e qual módulo poderei usar?
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Douglas,

      Minha única recomendação é colocar somente na dianteira o kit 2 vias Bomber, reduzindo a interferência (anulação de fase) e melhorando o resultado do Projeto de Som. Se desejar, coloque um par de coaxiais na traseira.

      Acredito que a melhor opção é usar um Amplificador 4 Canais, contudo, este precisa ter potência suficiente no canal Mono (Bridge) pra empurrar o Bomber Upgrade. Algumas opções são: Stetsom Venon 800.4, Taramps TS 800X4.

      Outra opção, que exige maior investimento, seria usar um Amplificador Mono dedicado ao Subwoofer Bomber e outra Stereo para os alto falantes das portas.

      No mais acredito que vai render um bom resultado no interior do Novo Palio, com um bom palco sonoro e Graves contundentes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  32. Boa noite!

    Comprei um novo palio sporting e instalei um kit falante com tweeter da roadstar na dianteira e deixei os falantes traseiros do originais pq achei que ficaram bons. coloquei tb um sub de 15'' tornado selenium em uma caixa dutada + um módulo taramp´s 1600 watts rms + um módulo explosound 1700 w. para a minha surpresa esse conjunto ligado no som do painel original ficou muito ruim. Antes eu tinha um som cd player da pionner em um corsa ss que dava para configurar o bass separado dos falantes e ficava muito bom. Gostaria de saber se já tem e se é possível encontrar um cd mp3player pionner com 3 saidas rca + entrada para usb + bluetooh + comando integrado no volante, pois o som original do palio tem todas essas funções mas não me permite configurar o som para ficar com mais qualidade!Desde já agradeço pela atenção!

    Att.

    Felipe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felipe,

      Com estas características o único Player completo da Pioneer é o Pioneer DEH-6480BT recentemente lançado e integrante da linha 2012-2013.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  33. Falae Vitor, blz ?!
    Comprei o novo Palio, só estou esperando ele chegar.
    Ele vai vir com predisposicao pra radio, mas sem o player e irei modificar o som.

    O player ja comprei, é o Sony MEXbt 4007U

    To pensando em colocar um Kit 2 vias NAR cs3, um AMP Soundigital Sd 400.4d Nano 400w Rms.

    O subwoofer que vai ficar devendo, vou colocar um Bomber Slim 8" embaixo do banco, pq nao posso perder porta malas, pensei até em colocar outro igual embaixo do banco do motorista, mas não sei se fica bom..

    Sabe me dizer se esses falantes cabem certo no carro, tanto o kit duas vias quanto o subwoofer embaixo do banco?

    Outra coisa, o pessoal de SQ costuma alterar a fiação toda, se eu colocar a fiação que eles indicam eu perco a garantia do carro ?! flww


    medidas aproximadas do sub: 30 x 29 x 9,5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      É compreensível que amantes de qualidade/fidelidade sonora troquem a fiação original por cabos de melhor qualidade. Entenda que a pré-disposição para Som são apenas os cabos já passados para os alto falantes, não há ligação alguma com a fiação original do veículo.

      O único cuidado ao fazer a instalação é usar um chicote adaptador, se não falha a memória ainda usam Plugs 16 vias universais, para não fazer cortes/emendas na fiação original do veículo.

      Acredito que o kit 2 vias NAR caiba nos espaço originais do Novo Palio sem quaisquer problemas ou adaptações, já o Sub Slim da Bomber não posso afirmar.

      Ao avaliar o veículo não levei em conta este tipo de instalação, pelo tamanho do Subwoofer acredito que seja possível, contudo sugiro fazer o teste em uma Loja física que disponha do Produto.

      Realmente o ponto fraco do seu Sistema de som será o Sub, incompatível com os demais equipamentos. Como sugestão, não deixe de considerar a possibilidade de um Subwoofer de 8" ou 10" em uma caixa lateral.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  34. Olá, boa noite!

    Primeiramente, parabéns pelo blog, acabei de encontrar pelo Google, excelente conteúdo.

    Desculpe se for uma dúvida obvia (sou completamente ignorante em termos de som automotivo), mas o player que que vem de fábrica no Palio 2012/13 (que acho que não é exatamente o mesmo Palio que você analisa aqui) pode ser trocado por outro sem maiores problemas? É que ao ver o player, me deu a impressão de que ele seria maior do que o tamanho padrão dos aparelhos disponíveis no mercado. Os vendedores na concessionária não souberam dizer com certeza.

    Desde já agradeço e, novamente, parabéns pelo site!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rodrigo,

      Sou grato pelos elogios, fico feliz em ajudá-lo. Pela sua descrição acredito que o Player mencionado seja o Connect que já vem integrado ao Painel do Novo Palio.

      Problema ou não, a opinião varia de pessoa pra pessoa. Substituir o Som original do Novo Palio implica, além de um novo Player, adquirir a moldura original do Palio que não tem Player integrado ou, se for o caso o próprio instalador pode desenvolver uma nova.

      O tamanho do Player é padrão 1 DIN, podendo-se optar por um CD ou DVD Player da sua escolha.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  35. olá, em primeiro lugar parabéns pelo blog !
    Desculpe, mas sou completamente ignorante em relação a som automotivo, e quero montar um bom som no meu novo palio sporting, ele vem com o player e os auto falantes da porta de fábrica ( é necessário trocar esses auto falantes, e se sim quais me indica ? ). quero saber preços e alternativas, para que possa montar um som, com grave, e boa qualidade no interior do carro, algo simples nada tão elaborado, desde já muito obrigado !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Antes de tudo, quanto pretende ou pode investir no seu Projeto de Som? Assim consigo lhe sugerir equipamentos que caibam no bolso e ainda assim atendam suas expectativas.

      Raras as exceções, os alto falantes de fábrica costumam ser simples triaxiais, que apesar de simples são de certa forma eficientes no interior do veículo.

      Quando o assunto é qualidade, recomendo usar um kit 2 vias na dianteira e opcionalmente alto falantes coaxiais na traseira. Em todo caso, sugiro trocar os alto falantes apenas se não gostar do seu resultado.

      Assim é possível investir no Subwoofer + Amplificador pra melhorar a resposta dos Graves. Estes equipamentos e um kit 2 vias já rendem um ótimo resultado.

      Obrigado pelo seu comentário, me de uma estimativa de quanto pretende investir, ao menos nesse primeiro momento, pra que eu possa lhe sugerir alguns equipamentos.

      Excluir
  36. Boa noite.
    Comprei o novo palio com o kit evolution 2 vou trocar os autos falantes originais por 1 kit 2 vias para dianteira mais qual kit vc me recomenda para a dianteira e para a traseira. Mais uma pergunta essa estou encucado onde fica o suporte para o tweeter no palio pois se tiver que fazer alguma adaptação ja desisto do kit 2 vias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Bruno,

      Não se preocupe com alterações no veículo, na maioria dos casos uma simples fira dupla face resolve o problema. Não é o ideal, pois implica em algumas limitações, mas como eu disse atende as necessidades e proporciona o palco sonoro desejado.

      Quanto pretende investir nos novos alto falantes? Como não pretende usar amplificador, sugiro usar um kit 2 vias de entrada. Um dos que recomendo sempre nestes casos é o Bravox CS60B, mas veja também o Selenium 62V2A ou Falcon FC 280K, outras opções válidas.

      Recentemente visitei a Sede da AV2 e ouvi o SXE 1750S da Alpine e gostei bastante, também recebi bons comentários de uma leitora do Blog, ao fazer a instalação em uma Loja no Rio (Tenho as fotos se quiser dar uma olhada na instalação dos tweeters).

      Na traseira, opcionalmente, sugiro usar alto falantes coaxiais. Nesse caso um simples Bravox CX50B resolve a questão.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  37. Parabéns pelo excelente blog, gostei bastante do texto, sou novato em Som automotivo e consegui entender bastante conceitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Henrique,

      Agradeço pelos elogios, sempre que precisar estamos a disposição.

      Excluir
  38. OLÁ AMIGO,acabei de encomendar um novo palio atractive,gostaria de montar um som legal nele com alguns produtos que já tenho do meu antigo carro,,quais usar etc...são eles:

    02 uindades x PIONEER SUB TS W309D4

    02 pares x MTX FALANTE KIT RTS652 6" 2VIAS 60W RMS *será que tem como adaptar o de 6 pol?*

    01 x MTX AMP 1CH RFL1200D

    01 x Fosgate 400x4 trans ana

    01 x MTX AMP 2CH RT602 STEREO 180W RMS

    02 x MTX CABO ZN5250 RCA 2CH 5,0M

    Gostaria de dicas da caixa para o sub freq....etc... uso interno,porém gostaria que tocasse algo para fora.Precisarei de uma bateria,alguma dica?Obrigado desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Amigo,

      Antes de tudo, que tipo de música costuma ouvir? A exemplo dos equipamentos que possui, seu Projeto de Som está mais para SPL do que SQ propriamente dito.

      Quanto se refere a Som pra fora, está pensando em abrir o porta malas e "animar um churrasco" ou as vezes ouvir o Som fora (e próximo) do veículo?

      E o Player pretende usar o de fábrica? Acredito que seja possível usar o 2 vias MTX na traseira, use um aro adaptador ou seria ainda melhor se fosse um baffle em MDF.

      No que diz respeito a bateria, recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu projeto de Som e se tiver alguma dúvida deixe seu comentário para o Rui.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir a melhor configuração para os equipamentos mencionados.

      Excluir
  39. vitor hugo blz?

    tenho um palio novo e quero colocar um som nele, to pensando em colocar um kit 2 vias 60RMS bravox na porta dianteira e 1 par auto falante coaxial HI END 60 RMS 40HM na porta traseira, tenho dois modelos de pontencia uma é stesom CL450 1X100W RMS 20HM e outra é uma corzuz CR703 2X70W RMS + 1X140W RMS, qual dessas duas é melhor para tocar esse som???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael,

      O CL450 da Stetsom é um amplificador Mono, logo não é possível usá-lo nos alto falantes mencionados. A menos que decida adicionar um Subwoofer ao Projeto de Som.

      O Corzus CR703 seria a escolha óbvia, contudo, trata-se de um amplificador 3 canais. Então, de novo, a menos que ligue um Subwoofer no canal mono, só será possível aproveitar os canais estéreos.

      Se não tem a intenção de adicionar um Subwoofer, recomendo vender os dois alto falantes e adquirir um 4 canais. Caso contrário, sugiro ligar os falantes dianteiros + subwoofer no CR703 e os Coaxiais diretamente no Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Geralmente hip hop ou rock, este churrasco acontece no máximo duas vezes por ano heheh....lembrando que meu player será Dvd Clarion Vrx485vd.Valeu pela força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Um DVD Player com uma ficha técnica respeitável, sem dúvida uma boa escolha para o seu Projeto de Som. Quais equipamentos usar depende muito das suas preferências.

      Se a intenção é um projeto de qualidade, por exemplo, dispensaria o kit 2 vias MTX na traseira. A interferência destes sob os falantes dianteiros reduz drasticamente a eficiência do sistema.

      Pensando somente em qualidade (SQ), ligaria o kit 2 vias e um Subwoofer, com no máximo 200 watts (RMS) no 4 canais da Rockford Fosgate.

      Se da preferência por Graves mais contundentes e pensando em aproveitar o par de TSW-309 da Pioneer. Ligaria o kit 2 vias no amplificador 2 canais MTX e o par de Subwoofers no amplificador MTX Mono. Contudo, este projeto estaria mais para SQPL como havia mencionado.

      E por último, aproveitar o máximo de equipamentos no Novo Palio. Usando o 4 canais Rockford Fostage para os kits 2 vias e o par de subwoofer Pioneer ligados no Amplificador MTX Mono.

      Agora é ver quais das opções a cima mais o agrada e partir para a instalação. No que diz respeito a bateria, recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som.

      Por suas preferências e até pela intenção de ter um Som de Qualidade, recomendo usar Caixa Selada com as medidas recomendadas pela fabricante.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição. Se puder nos mande algumas fotos e opinião a respeito do Projeto e equipamentos.

      Excluir
  42. Olá Vítor,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Tem muita informação bacana aqui!

    Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei o Palio Essence com radio de fábrica. Gostaria de colocar no carro um módulo + um subwoofer que tenho guardado do meu carro antigo. Da pra fazer isso e manter o radio original? E se eu fizer isso, perco alguma garantia do carro?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite William,

      Antes de tudo, qual a Marca/Modelo do amplificador e subwoofer? Raras as exceções, os players de fábrica não possuem saídas RCA e dependendo do amplificador será preciso adotar um conversor RCA.

      A perda da parte elétrica se da por qualquer alteração na fiação original do veículo, lembre-se de usar um chicote adaptador e não terá problemas.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Vitor, vou te passar tudo que encontrei nos equipamentos, pois sou meio leigo e não sei o que de fato importa.

      Segue os modelos:
      Módulo:
      Falcon - 3 channels - HS960S
      960 watts high power - Tri-mode system
      2 ohm output switchable low pass filter
      18 dB

      Subwoofer
      Falcon bass reflex
      2 Ohms 150 w rms
      Mod. Cx. 10

      Excluir
    3. Boa noite William,

      Peço desculpa pela demora. Há sim, o velho de guerra HS 960S! Bom, pode instalar sem medo, inclusive poderá ligar os falantes dianteiros nos canais estéreos.

      A máxima de consumo girar em torno de 30 talvez 35 ampères, logo, não precisa se preocupar com a alimentação. Lembre-se de que não pode fazer qualquer corte/emenda nos fios originais e os cabos de alimentação do módulo Falcon devem ser puxados diretamente da bateria.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    4. Eu é que agradeço. Logo posto aqui como ficou! Brigadão.

      Excluir
  43. Parabéns pelo blog Vitor!

    Cara veja se pode me ajudar. Comprei um Novo Palio com o som original de fabrica (aquele com bluetooth). O painel + som são muito bonitos e eu nao gostaria de altera-los. Da pra instalar modulo + subwoofer no som original?

    Eu tenho um modulo Pyramid 800 w e um sub da bass selenium ja pronto que tirei do meu palio fire antigo. Será que consigo aproveitar esses equipamentos no carro novo??

    Um abraço e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  44. Amigo eu postei anteriormente e achei o som do meu carro no Mercadolivre. Inclusive tem fotos e pelo que percebi tem até saída RCA atrás. http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-240504007-radio-original-fiat-connect-novo-paliogrand-siena-_JM#questionText

    Será que rola de colocar o pyramid e o sub?

    Abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Thiago,

      Peço desculpa pela demora. Normalmente não vemos saídas RCA em players originais, contudo, me parece uma saída específica para Subwoofer (Confirme no manual do equipamento).

      Acredito que possa instalá-los no seu Novo Palio, contudo, é preciso avaliar se o seu sistema de alimentação da conta do recado. Recomendo dar uma lida em Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som pra saber como avaliar.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  45. eae blz vitor hugo

    comprei um som que tem uma potencia taramps 4 canais a cabo, dois pares de kit 2 vias, vou colocar no palio, mas não pretendo colocar sub agora, o som fica bom colocar os dois kit duas vias na porta dianteira e traseira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Rafael,

      Não recomendo instalar kit 2 vias na traseira, pois a interferência deste sobre o dianteiro resulta em uma perda considerável de qualidade sonora.

      Como já possui os dois pares, sugiro fazer o teste e se ficar do seu agrado mantenha os dois pares de 2 vias. Caso contrário, recomendo retirá-los e no máximo substituí-los por alto falantes coaxiais.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  46. Boa noite Vitor Hugo,

    Tenho o novo palio sporting com som original (4 falantes nas portas e 2 twitter's próximos ao para-brisa). Bom, gostaria de melhorar a qualidade do som: tava pensando em instalar apenas um subwoofer, isolando o grave das portas (trabalhando apenas médio e agudo). É uma boa alternativa? (Tipo... não quero gastar muito com isso. É apenas um som ambiente de qualidade.)

    Se achar que funcione bem, qual módulo comprar??
    *tenho duas opções:
    a)Amp Pioneer 6500F
    b) XM-GTX6040 da Sony

    Para o sub, terei necessariamente que instalar o alto-falante numa caixa apropriada ou poderei colocar 2 altos na tampa porta-malas?

    Cara, preciso de ajuda. Não entendo muito sobre isso e tô querendo ir à loja já sabendo o que vou fazer para não me enganarem ou colocarem coisa além/aquém do que eu quero.

    Grato,
    Fábio Valente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio,

      Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no Amplificador + Subwoofer? Não tenho a intenção de ultrapassar o seu orçamento.

      A eficiência dos Mid's será maior filtrando as freqüências abaixo de 80 Hz, específicas pra ser reproduzidas pelo Subwoofer. Sabe informar qual a marca/modelo dos seus falantes?

      Sim, para obter o desempenho ideal do Subwoofer é essencial usar uma Caixa Acústica. Usá-los no tampão do veículo reduz drasticamente sua eficiência e por conseqüência a qualidade na reprodução dos Graves.

      Outra informação relevante é o tipo de música que da preferência? Que influencia na escolha do Subwoofer e Caixa Acústica.

      Gosto bastante e recomendo os amplificadores 4 canais, contudo, é preciso verificar se este está de acordo com a proposta do Projeto de Som e seja compatível com todos os equipamentos.

      Não se preocupe, com algumas poucas dicas não vai passar "aperto" com seu instalador.

      Obrigado pelo seu comentário, me diga aproximadamente quanto deseja/pode investir pra que eu possa sugerir alguns equipamentos, sem comprometer seu Orçamento.

      Excluir
  47. Vitor, por favor me ajudaaa!!!
    eu tenho um novo palio com som usb e comando no volante porém minha mae está de férias em foz e queria pedir pra ela trazer do paraguai um novo sistema de som pra mim, porém nao entendo nadaaaaaaaaa de som, preciso que me ajude a melhorar o som do pálio, não quero nenhum show dentro do carro, mas quero um som de qualidade e sem distorções, me ajudaaa, o que posso comprar, desenha por favor pois eu nao entendo nada rs. Preciso trocar player, caixas, colocar amplificador?? e quais os modelos e potencias? me diz por favor pra não perder o controle no volante....se possivel com um painel que não precise alterar o painel e um amplificador que não ocupe muito espaço no porta malas. Obrigadaa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marina,

      Peço desculpa pela demora. Uma missão e tanto para sua mãe, com certeza! Como não há garantia de que irá encontrar marcas/modelos específicos, segue minha sugestão de equipamentos e suas características.

      Basicamente sugiro um kit 2 vias na dianteira (de 6" polegadas") e um par de coaxiais na traseira (de 5" polegadas). Procure por marcas como Pioneer, Rockford Fosgate, Kicker ou MTX.

      Um amplificador 4 canais com 100 watts (RMS) de potência por canal (algo como 4x100 @ 2 Ohms). Procure por marcas como a Rockford Fosgate, Clarion, MTX.

      Um Subwoofer de 10" polegadas com 200 watts (RMS) de potência, e que não seja Slim. Lembre-se de que a potência deve ser representada em watts RMS e não PMPO. De preferência por Rockford Fosgate, Kicker e MTX.

      Pra manter os controles no volante a melhor opção é não trocar o Player Original, e nesse caso, dependendo do amplificador que adquirir será necessário usar conversores RCA pra ligá-lo ao Player e que pelo custo acredito que pode comprá-los por aqui mesmo.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  48. Boa noite Vitor, meu nome é Marcus Rocha, e parabéns pelo site. Comprei um Palio Sporting sem pré disposição para radio ou som. Com isso comprei um dvdplayer AVH-5480 retratil e estou com dúvida sobre os auto falantes. Quero algo simples, mas com qualidade. Quero apenas 01 par de falante na frente e 01 par de 6x9 e se possível percebi entrada de 02 twiters na coluna frontal (proximo ao vidro). Qual a potencia, tamanho e marca vc me indica? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcus,

      Quando o assunto é qualidade sonora não recomendo os falantes 6x9, a interferência destes sobre os falantes dianteiros reduz a eficiência do sistema e conseqüentemente sua qualidade.

      Quanto deseja/pode investir? Sugiro partir para um kit 2 vias de entrada e opcionalmente alto falantes coaxiais na traseira. Mesmo com a pouca potência enviada pelo Player, acredito que terá um bom resultado no interior do veículo.

      Agora se não deseja investir tanto (algo em torno de R$ 300), minha sugestão é partir para os falantes triaxiais. São mais simples, mas cumpre bem o seu papel se levarmos em conta seu custo x benefício.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser alguma indicação de produto fico a disposição.

      Excluir
  49. Boa noite Vitor,

    Meu nome é Guilherme, comprei um palio sporting, to esperando ele chegar, e como é meu primeiro carro, e como sou músico e adoro som alto e música de boa qualidade, gostaria de saber um bom som para meu palio e que nao ocupasse muito meu porta-malas, pois gostaria de poder usar também as vezes, caso necessite viajar.

    Meu pai tinha um Palio Fire com um som muito legal nele, que quando eu era mais novo me amarrava no som, e estamos querendo instalar no Palio novo, queria saber se está bom, ou oq eu devo fazer mais nele. Ele tem 4 caixas pioneer 6x9, uma caixa de grave, antiga, ela é selada e tem escrito Dracun na caixa, portanto não sei qual caixa fica dentro dela, e tem dois modulos, que não sei a marca, depois posso ver. Dei uma pesquisada e vi que se procuro Sound Quality, devo investir em kit 2 vias nas portas da frente, se não me engano.. Gostaria de saber oq devo trocar, oq posso fazer mais pra ele ficar bom, e qual aparelo de som devo colocar. (Posso comprar coisas no exterior, e não queria gastar muita grana!)

    Pedi o carro com pré disposição para som.

    Brigadão e desculpa o encomodo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Guilherme,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto pretende/pode investir? Da preferência por que tipo de música? Tem alguma exigência com relação ao Player (usb, conectividade, bluetooth, etc)?

      Quando o assunto é qualidade/fidelidade sonora, tenha em consideração um bom kit 2 vias na dianteira, um subwoofer, amplificação e alimentação adequadas.

      Não recomendo usar os falantes 6x9, pra que você tire o maior proveito do palco sonoro proporcionado pelo kit 2 vias o estéreo deve vir da dianteira, nunca da traseira.

      Se for possível, é claro, me de mais detalhes sobre os amplificadores que já possui e a marca/modelo do Subwoofer. Assim podemos avaliar se podemos aproveitar algum equipamento que já possui.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir alguns equipamentos e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  50. Bom dia, parabens pelo blog, muito explicativo.
    Comprei num novo palio 1.4 sem som e gostaria de um projeto bom e barato para um som ambiente. Fiquei super interessado no auto falantes Bravox cs60B para dianteira e Bravox cx50B para traseira. O que vc sugere? Outra coisa, esses auto falantes traseiros seriam instalados aonde? E se eu quiser usar um tampão, o que vc me recomendaria.

    Grato pela atenção.

    Marcos Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marcos,

      Peço desculpa pela demora. Antes de tudo, quanto pretende/pode investir no seu Projeto de Som?

      Uma boa escolha, são alto falantes com bom custo x benefício e que proporcionam um ótimo resultado no interior do veículo. Já possui o Player? Pretende usar um amplificador?

      Normalmente os falantes traseiros ficam nas portas, lembre-se também de que estes são opcionais e manter somente os falantes dianteiros seja uma opção ainda melhor.

      Como mencionei no comentário a cima, não recomendo os alto falantes 6x9 no tampão, a interferência destes sobre os falantes dianteiros reduz consideravelmente a eficiência do sistema e conseqüentemente sua qualidade.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações pra lhe sugerir algo e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  51. Cara estou comprando um palio sporting e optei por vir com o som pois queria os comandos no volante e acho interessante o som ser integrado ao painel, sendo assim menos chamativo para ladrões além de se encaixar melhor no painel. Porém eu vi que os alto-falantes que vem nele são muito fracos, Não entendo muito de som automotivo, então queria umas dicas, Meu orçamento é de no máximo uns 1000 reais. Eu gostaria de trocar apenas os alto falantes e gostaria de saber se tem como eu obter qualidade mantendo o player que já vem.
    Além disso, eu estava pensando em trocar os alto falantes das portas e colocar dois 6x9 na tampa traseira pois não gostaria de prejudicar o porta-malas. O que você me recomendaria ? O que acha das ideias acima apresentadas ? Aguardo uma opinião. Valeu

    ResponderExcluir
  52. Primeiramente parabéns, obrigado por compartilhar esse conhecimento poucas pessoas manjam muito assim e passam adiante.
    Bom vamos lá..To comprando um palio já com a preparação para som.
    Por falta de grana to querendo gastar uns R$1200 com o som, sendo que to com a intencao de comprar um pioneer DEH-8450BT. Não sei que o fato de colocar amplificador/mexer com a fiação poe em risco a garantia do carro, entao queria um projeto básico porem aceitável.
    Será que isso é possível? O que você recomenda?

    Obrigado!
    []s
    Gustavo

    ResponderExcluir
  53. Vitor, parabéns pelo espaço e pela dedicação em responder os comentários.. Estou precisando das suas dicas. Vou pegar o meu novo palio sporting essa semana sem som.
    Não sei quais alto-falantes colocar nas portas. Inicialmente quero um som ambiente de qualidade. Futuramente penso montar um caixa bacana, isso mais pra frente. Não tenho interesse de colocar som no tampão só nas portas...
    Quero comprar um dvd retratil com usb e tela sensível ao toque,
    Quais alto-falantes colocar nas portas?
    Vou precisar de módolo para ter um som de qualidade com os altos na portas?
    objetivo: qualidade investimento: até 2000,00

    Obrigado pela atenção... Forte abraço.

    ResponderExcluir
  54. Boa tarde,

    comprei um palio sporting com kit evolution 2 e comandos no volante e não gostaria de trocar o player. Gostaria de algumas ideias parar um orçamento de ate 1000 reais para montar um som bacana. Não gostaria de perder o porta malas também, apenas quero um som de qualidade para o interior do carro e no máximo para fazer um som num churrasco de amigos, nada demais! Gostaria de saber tudo o que preciso pois nao manjo nada de som, e se da pra ficar um som bacana mesmo sem trocar o player que ja vem no carro.
    Aguardo as dicas. obrigado desde já!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas