Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som


Vou iniciar minha jornada aqui no Blog falando sobre um ponto importante, que muitas vezes não recebe a devida atenção, a Alimentação do projeto de som.

Atenção! Todo equipamento eletrônico que gere acima de 60 watts deve ter fiação independente e compatível ao consumo. É comum usar a fiação original do veículo ao fazer a instalação, pratica considerada perigosa. Claro que quanto maior o consumo, maior o perigo.

Vamos usar, por exemplo, um amplificador com 4 canais stereo de 100 watts (RMS) cada, ou seja, 400 watts (RMS) de potência total. Antes de tudo, é preciso encontrar o valor da corrente em amperes, para o correto dimensionamento da Alimentação.

Isso é fácil... É só lembrar o tempo de colégio, das saudosas aulas de física. Lembra-se da fórmula do “PiU” (P = i * U)? Onde P é a potência em watt(s), i a corrente em amperes e U a tensão em Volts. Derivando a fórmula temos i = P ÷ U, usando o nosso amplificador 4 canais de exemplo, temos:

i = P ÷ U = A, logo:
i = 400 ÷ 12,6 = 31,75 A

Porém é preciso considerar o desperdício gerado pelo amplificador, supondo que este seja classe AB – maioria antes dos amplificadores classe D – tem por volta de 50% de eficiencia.

Se o amplificador “entrega” 400 watts, o consumo na fonte será equivalente a 800 watts (RMS), ou seja, metade da energia é perdida. Ajustando a fórmula para o nosso amplificador classe AB, temos:

i = (P x 2) ÷ U, logo:
i = (400 x 2) ÷ 12,6 = 63,5 A

Acredite se quiser, para adicionar um amplificador classe AB de 400 watts (RMS) no seu Carro, será preciso aumentar a capacidade do sistema de alimentação em “apenas” 60 A, tarefa não muito fácil.

Provavelmente você está pensando: Já vi ou liguei amplificadores sem alterar o sistema de alimentação original e não houve problema! É possível sim, mas a longo prazo pode trazer malefícios.

A diminuição da vida útil da bateria ou até mesmo do alternador, redução na eficiência do amplificador. Quedas de tensão, que podem danificar/causar mau funcionamento de outros equipamentos.

E não para por ai, deterioração prematura da fiação, oscilação das luzes do veículo e nos casos mais críticos, podem até causar incêndios! Isso mesmo, incêndios!!!

Nem tudo está perdido! Este cálculo levou em conta um amplificador classe AB, mas existem outras opções no mercado como os amplificadores classe D, com a eficiência próxima de 90%. Famosos amplificadores digitais, mas não se deixe enganar pelo “D”, pois apesar da coincidência nada tem a ver com “digital”.

Tomando como base o amplificador de 400 watts de potência, agora classe D, temos:

i = (P x 1,11) ÷ U, logo:
i = (400 x 1,11) ÷ 12,6 = 35,24 A

Portanto, se não pretende gastar muito com amplificador e modificações no sistema de alimentação um classe D é uma ótima opção. Conheça alguns amplificadores classe D já comentados em nosso Blog, como o Corzus HF 404 ou Falcon F400M.

É isso ai pessoal, cuidado ao escolher a loja para comprar e principalmente instalar os equipamentos em seu carro. Além de todos os riscos já mencionados, com uma instalação inadequada perde-se rendimento e por conseqüência qualidade no seu Projeto de Som, que pode ser bem frustrante!

Posteriormente falo mais a respeito do sistema elétrico, especificamente do cabeamento do Projeto de Som, suas particularidades e dicas.

Abraço a todos, e em caso de dúvidas deixem seus comentários.

Comentários

  1. Olá Rui! Tenho um amplificador Stetsom de potencia nominal de 140 RMS (4 canais).. Acho que posso colocá-lo usando a bateria comum correto? Terei que ficar ligando o carro de hora em hora quando ele estiver desligado? É para um Gol G3...

    E só uma outra dúvida, estava querendo colocar falantes Triaxias da Selenium, porém a potencia final de todos os falantes ficará muito acima da potência do amplificador, e não aproveitarei o máximo meus falantes correto? Por isso pensei em dois modelos da Bravox.. Qual voce me indicaria, pra ficar mais próxima a relação potencia dos 4 falantes X potencia do amplificador: Os Bravox da linha TR (total 160W) ou b3x (total 180W) ? Qual destes dois modelos seria melhor e mais confiável?

    No mais, obrigado e desculpe incomodar!

    ResponderExcluir
  2. Caro colega, não é incomodo nenhum!

    Sem saber os modelos exatos do amplificador e dos auto-falantes, fica um pouco mais difícil eu opinar, mas vou sugerir com base nas informações que você postou...

    Quanto ao amplificador, o ideal mesmo seria pelo menos trocar sua bateria original por uma de maior amperagem (por exemplo, se sua bateria é de 45A/h você poderia colocar uma de 60A/h). Mas caso você não queira investir nisso agora, também não tem muito problema. Se seu amplificador for classe D (digital) ele consumirá no máximo 12A e se for classe AB consumirá no máximo 22A.

    Com o carro desligado você poderá curtir seu som por volta de 2 a 3 horas sem precisar ligar o carro, isso levando em conta que sua bateria está em perfeitas condições (que não está muito desgastada - bateria tem vida útil!) e que não terá mais nenhum outro tipo de consumo ao mesmo tempo (ventiladores, faróis e etc...). Depois deste tempo você vai precisar ligar o carro, e deixa-lo ligado até resolver desligar o som.

    Estes auto-falantes que você está pretendendo colocar no seu carro combinarão perfeitamente com seu amplificador. Você precisa analisar a potência nominal deles e não a máxima. Nestes casos, a linha TR tem potência nominal de 50 RMS e a linha B3X tem potência nominal de 40 RMS. Alinha TR é a linha desenvolvida para os carros especificamente, ou seja, você vai ter que procurar a linha que serve para o GOl G3. Já a linha B3X é uma linha universal. Se quiser, tem a linha B3X pra vender aqui no nosso site:

    http://www.ntrixsound.com.br/secao/58825/Alto-Falantes-Bravox

    Dica: não se impressione com estas especificações de potência. Pode parecer que 40/50 RMS para cada auto-falente é muito pouco, mas sendo a potencia nominal, não é não! A potência máxima, normalmente, é o dobro da nominal.

    Se ainda tiver qualquer dúvida, estou a disposição.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Rui, muito obrigado! Ajudou demais!

    O modelo e especificações do amplificador são estas, da Stetsom: http://www.stetsom.com.br/br/DetalhesProduto.aspx?c=136&cat=179

    Como eu disse estava pensando a princípio em AF da Selenium, mas como a potência nominal deles é muito alta, a discrepância com o amplificador será grande ne? Como vc disse, esses da Bravox devem me atender perfeitamente já que suas potencias são só um pouco maiores que o amplificador.

    Engraçado que hoje resolvi dar um talo no meu player, (que é este: http://www.centropioneer.com/produto/deh2250-ub)

    e o som ficou muito bom dentro do carro, fui ate uns 25 no volume sem muita distorção.. O problema deve ser quando for colocar um pouco mais alto pra uso externo ne? Por isso queria te perguntar se realmente compensa instalar o módulo, relação custo X benefício mesmo, porque não gosto de som muito alto e sim de um som de qualidade, e quando tive um carro que tinha um módulo a "presença" do som era muito maior, e também não quero ficar com este meu módulo guardadinho aqui sendo que poderia estar sendo aproveitado. Dá muito trabalho pra quem instala um módulo e troca os 4 AF? Quanto vc acha que deve estar saindo um serviço desses?

    Mais uma vez, muito obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este amplificador vai casar muito bem com os auto-falantes da Bravox que você está pretendendo colocar.

      O lance da potencia é relativo, depende muito do projeto. Como você está pretendendo fazer um projeto simples, o melhor mesmo seria você instalar um amplificador e auto-falantes mais ou menos na mesma faixa de potencia.

      Estes players da Pioneer são bons. Mesmo sem o amplificador já dá para aproveitar um bom stereo. Mas a adição de um amplificador não é só para "aumentar" o volume. Com ele você eleva muito o qualidade final do seu set. A melhora é bem significativa e vale muito a pena!

      O lance da distorção já é um pouco mais complicado. Aos nossos ouvidos, só percebe-se distorção quando esta já está acima de 10%, o que é um valor realmente muito alto. E dependendo do ajuste do set (Bass, SLA, Loud e etc) você pode danificar seus auto-falantes...

      Com a adição de um amplificador, você já reduz essa possibilidade, mas claro, ainda vai depender da regulagem geral.

      A instalação é relativamente simples. Acredito que seja um serviço que custe por volta de R$ 100,00. Porque tem todo o cabeamento que vai ser necessário acrescentar. Peça para o instalador um cabo positivo (alimentação) de 6mm², mesmo que ele fale que não é necessário! E que faça a ligação deste positivo direto da bateria, e não na fiação original do veículo!

      Já sabe, qualquer dúvida, estou a disposição.

      Abraços.

      Excluir
  4. Ok Rui, para finalizar então, deixa eu ver se entendi:

    apesar da linha B3X não ser específica para o Gol G3, eu posso comprá-la sem medo, pois pelo fato de ser uma linha Universal, não será preciso fazer adaptações para encaixá-los, correto?

    Estou perguntando porque a linha TR (específica) tem vários "buracos" para o aperto dos parafusos (não tem como dar errado o encaixe), ao contrário da B3X, que só tem os 4 em cada falante. Posso comprar a B3X despreocupado quanto à questão do encaixe?

    No mais, muito obrigado Rui, esclareceu todas as minhas dúvidas! Ficarei atento quanto à espessura do cabo de alimentação e se será ligado direto na bateria!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Cara,

    Qualquer uma das duas linhas vai te atender. Qualquer instalador de nível médio é capaz de fazer a instalação do B3X caso os buracos dos parafusos não "combinem"...

    Compre aquele que VOCÊ achar melhor!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. oi eu gostaria de saber se o amplificador taramp's TL-1500 - 3 Canais - 390 Watts RMS pode ser lgado a uma bateria de 40(eu axo que é essa mesmo) amperes, porque eu tenho a nova montana mas não gostaria de mexer na bateria original dela mas tambem to querendu colocar esse amplificador em um projeto de som que to montandu....se puder me ajudar desde já agradecidamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, tudo beleza?

      É o seguinte... Imaginando um consumo máximo deste amplificador de 390 RMS, e por ele ser digital, você teria uma corrente máxima de 34A (amperes).

      Se sua bateria original for 40A/h, eu recomendo a troca por uma de maior valor, pelo menos uma de 60A/h. Claro que inicialmente você pode utilizar a original do carro, mas não é o ideal.

      O grande problema é que os carros de hoje vem com o sistema elétrico dimencionado apenas para os equipamentos que já vem com o carro, e nada a mais!

      O artigo já relata alguns problemas que podem acontecer se você não alterar seu sistema elétrico.

      Então fica a dica: Num primeiro momento, se achar melhor, mantenha a original (desde que seja feita uma instalação adequada deste amplificador, ou seja, local e cabeamento adequados), mas já vai se preparando para um troca futura.

      Abraços

      Excluir
  7. Rui, não é sobre o tema bateria, mas gostaria de saber se a proteção (encaixe) que fica na frente dos AF nos carros afeta a qualidade do som. Sou muito leigo no assunto, mas a proteção do Gol tem buracos tão finos que tenho a leve impressão que sem elas o som sairia mais limpo, já que a tela representa uma barreira para as ondas. Terei algum ganho considerável retirando-as? Obrigado mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,

      Depende... Se for uma proteção de plastico com pouca passagem, sua retirada pode ser benéfica sim!

      Se o auto falante for full range (toca toda a frequência) aí essa remoção pode ser ainda melhor, pois as frequências que mais são afetadas por estas "barreiras" são as altas, e como o falante é full range...

      Mas em sistemas muito simples, como os originais dos carros, não acredito que faça muita diferença. Mas faça o teste. Coloque pra tocar uma musica que você goste bastante e conheça bem, fixe o volume e depois tire a tela e coloque pra tocar de novo (no mesmo volume). Aí veja o que acontece! Nada melhor do que testar!

      Abraços

      Excluir
  8. Rui, eu de novo te incomodando... Prometo que será pela última vez!

    É que nesta manhã sai aqui por minha cidade pra saber o preço de instalação dos meus Bravox B3x. O problema é que EM TODOS os 4 lugares que fui, todos os instaladores não me recomendaram sua instalação, alegando que não iriam aguentar e queimariam; bobina pequena sei la o que... Um deles colocou um Selenium lado a lado pra me mostrar a diferença.. (Eu sei que a qualidade do Selenium é superior, só ainda não descobri se realmente é necessário pro meu caso). Lógico que tem muito papo de vendedor no meio ne, só que como TODOS disseram o mesmo, queria te consultar.

    Antes de comprá-los li muito sobre, todos falaram bem dos falantes e o principal, todos diziam: A POTENCIA MAXIMA DO MODULO DEVE SER IGUAL OU POUCO MAIOR QUE DOS FALANTES. E foi o que fiz, cada AF B3x meu tem 5 RMS nominais a mais que cada saida da potencia (saida modulo: 35W / falante RMS nominal: 40W).

    Por isso gostaria da sua sincera opinião. Eu acho que se trata de puro papo deles, mas seria constrangedor eu instalar os falantes e alguns meses depois eles queimarem, sendo que ainda posso trocá-los por algum outro mais potente.

    (Lembrando que não vou colocar som no talo, mas também não tão baixo.. Gosto de médio para alto, com qualidade).

    No mais, obrigado mais uma vez, espero que eu tenha um final feliz nesse meu som, que já ta virando novela!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui, acabei trocando os falantes mesmo. De qualquer forma, obg!

      Excluir
    2. Cara,

      Me desculpe! Eu realmente não vi seu questionamento anterior... Eu sempre recebo um e-mail quando tem uma nova postagem, mas esta sua acabou passando...

      Não teria problema nenhum você usar estes falantes com seu amplificador.

      O que queima auto-falantes é a má regulagem / acerto do sistema. Você pode até mandar mais de 100 RMS neste auto-falante (B3x) que, se o sistema estiver bem acertado, não danificará o auto-falante. Isso eu GARANTO!

      O grande problema é que a maioria dos instaladores não são bem treinados e não são bem preparados. Infelizmente essa é nossa realidade. E por outro lado, alguns deles tambem tem o receio do proprio cliente alterar as configurações do set (buscando algo que seu set não pode proporcionar, como por exemplo graves mais profundos e presentes), e por isso acabam indicando equipamentos mais "robustos".

      Como disse um pouco mais acima, o que vai (pode) danificar um auto-falante é Loudness, Bass Boot e ganho setados de forma errada, ou seja, excesso de distorção. Esse é o principal "veneno" dos sistemas de audio, a DISTORÇÃO!

      Se você instalasse estes auto-falantes e estes instaladores fizessem uma configuração inadequada do set você teria chances sim de ter algum deles danificado, mas assim como qualquer outro auto-falante. Mas claro que quanto mais robusto for, maiores são as chances deles aguentarem por mais tempo situações adversas.

      Espero que você tenha ficado satisfeito com seu set, porque, no final das contas, isso é que importa!

      Se tiver qualquer outra dúvida ou questionamento, estou a disposição!

      Abraços!

      Excluir
  9. Sem nenhum problema Rui!

    Por mim eu também não trocaria os B3x, porém como meu pai estava junto e ao ouvir todos os instaladores falarem que não iriam aguentar, acho q ele ficou um pouco assustado (já q é ele que está bancando!) kkkkkk

    E como ainda estou no tempo de troca sem custo de frete, assim fiz. Acho que deve ficar legal também com os "robustos" da Selenium né, apesar dos falantes de 6¨ terem quase 50% a mais de potência que a saída do módulo.

    Sobre configuração, estou deixando da seguinte forma, achei que ficou bom o som:

    Loudness: HIGH
    Bass: 1
    Medios: 4
    Trebble: 6 (número máximo para estes 3 ajustes)
    SLA: neutro (0)

    Acho que são essas as únicas formas de configuração do meu player.

    Você já configurou algum player parecido com este meu e teria uma pré-regulagem em mente que não comprometesse os falantes? Ou se poderia manter a minha? (só estou pegando leve nos graves e no SLA com esta minha regulagem ne, o resto tá tudo alto!)

    Obrigado novamente Rui, e quando os Selenium chegarem e estiverem instalados, conto o resultado!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olha,

    Está tudo muito carregado... Desta forma voce está com uma coloração muito grande no seu set.

    Da forma que está, pode ser perigo em volumes altos. Se voce não aumentar muito, não tem problema, mas caso contrario pode ser bem perigoso.

    Só para voce ter uma ideia, eu tambem uso um Pioneer (DEX-P99RS) e está com o Loud desligado e o resto tudo zerado. Esta é a forma mais correta, deixa a reprodução musical um pouco mais natural.

    Mas em sets mais simples, é muito comum as pessoas usarem assim como voce está usando. Numa primeira audição, com tudo desligado, pode parecer ruim, mas depois que voce acustuma, nunca mais vai querer usar assim.

    Como conselho, lhe diria para pelo menos deixar o Loud em Low, Bass/Mid/Trebble no máximo em 2 (de acordo com seu gosto) e SLA em 0. Mesmo que pareça que fique pior, com o tempo voce vai perceber que não!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Ok Rui, vou configurar desta forma. Amanhã vou comprar os novos falantes.

    Se fosse EU quem estivesse bancando hehe, acho que levaria os Bravox TR pelo fato de suas potencias estarem mais proximas das saidas do módulo.

    Mas como é meu pai, e para ele não esquentar a cabeça como esquentou com os B3x (kkkk), eu compraria os triaxiais da Selenium, devido a sua robustez (teórica e fisicamente). Só tenho medo da qualidade do som ser prejudicada ou então o módulo ser forçado, por os Selenium de 6¨terem quase o dobro de potencia da saida do modulo (AF: 60W - Modulo: 35W)

    SE FOSSE VOCÊ, para este meu módulo colocaria os Bravox TR ou os Selenium?, esses que estão saindo (o conjunto dos 4 falantes) só R$ 50 mais caro que os Bravox TR.

    Obrigado novamente, já estou até com vergonha de tantas perguntas!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final das contas, não vai fazer muita diferença voce usar os Selenium ou os Bravox.

      Aí é gosto pessoal mesmo. Como já te disse, se o sistema estiver bem acertadinho, os dois renderão bem com o seu amplificador.

      Eu escolheira aquele que, por qualquer motivo, tenha me agradado mais.

      Qual o modelo exato do Selenium?

      Abraços

      Excluir
  12. Selenium Multi System 6TR4A.

    Acho que ficarei com ele por ser mais "encorpado" que o Bravox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza então...

      Como te disse, neste nível de projeto, e com seus equipamentos (amplificador, player e etc) não vai ter diferenças consideráveis entre os dois.

      Depois que voce instalar, me conta se gostou, ok?

      Abrços

      Excluir
  13. Olá,

    Tenho um amplificador Taramps T500D e um Boss BA-4000.
    Ainda não montei tudo mas tenho algumas duvidas com relação á alimentação deles.
    O taramps vai empurrar um Pioneer 309 d4 numa caixa palhetada e o boss todo o resto do stereo.
    Na frente um kit 2 vias bravox cs60b e atrás os falantes originais + um Par De Tweeters Selenium 1tw1 pois nas portas de trás também possui suporte para tweeter.
    O carro é um polo hatch 2012.
    No porta malas um trio com a caixa e o sub ja citados + 1 driver selenium D250X e 1 super tweeter selenium st304.
    A bateria original do carro é de 60 amperes.

    Queria saber se será necessário colocar uma bateria auxiliar em paralelo (pensei na Cral Sound energy e Impact 700SPL ambas de 90Ah) ou se trocar a original por uma mais forte ja resolve o problema.
    Outra dúvida é relacionado ao disjuntor. De quantos amperes tem que ser?
    Achei esse anúncio de disjuntores mas não sei de quantos amperes devo pedir.
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231799815-disjuntor-automotivo-50a-60a-70a-80a-100a-140a-200a-proteco-_JM#!description

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o ideal é colocar uma bateria auxiliar, de preferencia no porta malas, em local onde ela não fique totalmente fechada.Pelo menos uns 80A.

      Voce pode ir de Impact se quiser, mas tambem pode usar uma bateria "normal" de boa qualidade. Eu sempre uso nos meus projetos as baterias da Moura. Para projetos especiais eu uso a Optima, que é bem mais cara.

      Ligue-as em paralelo, usando cabos de, pelo menos, 21mm².

      Lá no motor, no cabo que vai para a outra bateria que estará no porta malas voce coloca um dijuntor do valor da bateria auxiliar (se voce comprar uma de 90A coloque um dijuntor de 90A).

      Lá no porta malas, voce liga os amplificadores direto nesta bateria auxiliar, usando cabos de, pelo menos, 16mm², e neste cabo voce pode colocar um fuzivel. Pro Taramps uns 40A e pro Boss tambem 40A.

      Desta forma voce ficará bem protejido!

      Abraços

      Excluir
  14. Obrigado pela resposta Rui, seguirei esses conselhos.
    Mas o alternador original do carro dará conta de carregar as duas baterias?
    Ele não terá um desgaste muito grande desta forma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Alternador dará conta tranquilamente... Possivelmente ele demorará um pouco mais para carregar as duas ( se comparado a apenas uma). Mas isso não traz qualquer tipo de problema pro seu carro.

      Abraços

      Excluir
  15. Achei disjuntores de 80A e de 100A mas a bateria que pretendo colocar é de 90A.
    Posso colocar um disjuntor de 100A ou é melhor procurar em outra loja por um disjuntor de 90A?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      Coloque o de 80A. Qual a marca deste disjuntor?

      Estou perguntando, porque estes "genericos" (não sei se é o caso) costumam apresentar defeito muito rapido. Não é sempre, mas é bem comum.

      Mas por outro lado, as marcas boas costumam ser bem mais caras e mais dificeis de encontrar.

      Abraços

      Excluir
  16. Rui,

    O disjuntor é este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231799815-disjuntor-automotivo-50a-60a-70a-80a-100a-140a-200a-proteco-_JM#!description

    Ele é bom?
    Qual recomenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      Este é "genérico".

      Posso citar Stinger e Tsunami, mas como disse, são bem mais caras e difíceis de achar...

      Só te alertei porque é bem comum eles apresentarem defeito. Se um dia vc ligar o som e nada funcionar, verifique o dijuntor.

      Como opção, voce pode colocar um porta fuzivel ao inves do dijuntor. Aí tem mais opções.

      Mas, pelo baixo custo, se quiser coloque um destes, que se precisar substituir, não vai ser tão caro assim...

      No meu carro eu uso o Stinger, que eu comprei no Ebay.

      Abraços

      Excluir
  17. Baterias Stroke prestam?
    Vale a pena invertir um pouco mais para pegar uma Moura Clean de mesma amperagem?

    ResponderExcluir
  18. As Strokes não são ruins não, mas EU compraria uma Moura.

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Ouvi falar que se a bateria original do carro é de 60 amperes, não adianta colocar outra que amperagem superior, pois o alternador do carro só irá carrega-lá até 60 amperes.
    Ou seja, para colocar uma bateria de 90 amperes no carro, teria que trocar o alternador.

    Isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, isso não é verdade! O alternador sempre vai carregar, o que acontece é se ele tiver uma amperagem menor do que a bateria, ele vai demorar mais para carrega-la, mas vai carrega-la. E claro, quanto maior esta diferença, mas lento fica.

      E se esta diferença for muito grande, o alternador vai trabalhar "forçado", o que pode diminuir sua vida util.

      Mas neste exemplo que voce deu, um alternador de 60A carrega tranquilamente uma bateria de 90A sem maiores problemas...

      Abraços

      Excluir
  20. Amigo, estou comecando a comprar as coisas para o meu projeto agora, e parei na bateria. Estou pra comprar uma bateria de gel slim 100AH e a original do carro é de 45AH, serão dois Bravox Rave de 1100W RMS e uma Banda Ice 3500. Voce axa que isso é suficiente ? Do que mais vou precisar ? Terei que dimensionar um Megacapacitor ? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha,

      Este amplificador consome muuuita energia. O ideal seria pelo menos (minimo mesmo) uns 200A só pra ele. Para que ele renda o que pode, sem prejudicar o sistema eletrico do seu carro.

      Eu, no seu lugar, colocaria mais uma bateria de 100A, junto com a que voce já tem, e mais pre frente, trocaria a do motor por uma de pelo menos 60A.

      O megacapacitor não substitui a bateria em hipotese alguma. Ele tem outra aplicação, mas se for escolher um, escolha a bateria... O ideal seria usar os dois, dimencionamento correto de baterias e cabeamento junto com um megacapacitor. Neste caso pelo menos um megacapacitor de 8 Farad. Mas tem que ser de marca boa, porque tem muito megacapacitor por aí que diz que tem 10 Farad, mas que na verdade não tem nem 2F.

      Mas, se não quer gastar muito, pode deixar o megacapacitor para depois.

      Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas