Novo Amplificador Pioneer GM-6500F


Referência no Brasil pela qualidade e grande variedade de Players (CD, DVD, Receiver), a Pioneer lançou recentemente o novo GM-6500F. Amplificador classe AB integrante da linha GM Series, com 4 canais e 360 watts (RMS) de potência.

Outra opção no concorrido Mercado dos módulos 4 canais, indicado para Projetos de Qualidade, trata-se de um classe AB e exige atenção ao dimensionar a alimentação do sistema. Tire suas dúvidas, leia agora mesmo Como dimensionar a Bateria do seu Projeto de Som.

Com 4 canais stereo e a possibilidade de trabalhar com 2 canais em bridge (ou também conhecido como ponte), possui diferentes possibilidades de trabalho:

4 Canais: cada um dos canais do amplificador é ligado a um alto falante das portas, que passam a trabalhar com potência aproximada de 60 watts (RMS), ante aos 20 a 25 watts se estivessem ligados ao Player.

3 Canais: em Projetos de Som de Qualidade, normalmente usamos 2 canais stereo para os alto falantes dianteiros, também trabalhando com 60 watts (RMS) de potência. Já os outros 2 canais dão lugar ao Canal Mono (Bridge), que passa a trabalhar com 180 watts (RMS) para o Subwoofer.

Saiba como escolher a Caixa Acústica ideal para o seu Subwoofer, acesse Caixas Acústicas, Selada ou Dutada?.

Caso a idéia seja um Projeto de Som do tipo Trio Elétrico (Som pra Fora), pode-se usar os 2 canais stereo do amplificador para alto falantes 6x9 no tampão, ou ainda, um cada para um Super Tweeter (Conheça o Bravox T1X) e o outro para um Driver (Veja também o Bravox D2X).

2 Canais: neste caso o Pioneer GM-6500F se equipara a um Amplificador 2 Canais comum, com 180 watts (RMS) de potência e impedância mínima de saída de 4 Ohms. Podendo ser usado para amplificador 2 Subwoofer (Veja os Novos Woofer e Subwoofer Maximus), ou ainda um Super Tweeter + Driver para cada Bridge.

Pra assegurar que o GM-6500F possa trabalhara com qualquer das configurações mencionadas acima, este conta com filtros LPF (Low Pass Filter) e HPF (Hi Pass Filter) individuais para cada par de canais.

Mas atenção! Há diferenças entre o lado A e B do amplificador, no lado A o filtro é travado em 80 Hz. Já para o lado B é possível selecionar entre 40 e 400 Hz, por este motivo, indico este amplificador para Projetos de Qualidade.

Possui ambos os tipos de entrada (Low e Hi Input) se adapta a qualquer Projeto de Som, seja ligado nas tradicionais saídas de Fio dos Players (Centrais Multimídia) originais ou nos Players que já contam com as saídas RCA.

Bem como outros Amplificadores 4 Canais (Veja os novos Taramps TS400X4 e Corzus HF 404), o Pioneer é versátil e se adapta as preferências do Projeto de Som de forma eficiente. Sem dúvida, outra opção a considerar antes de começar a comprar os equipamentos para o seu Projeto de Som.

Tem alguma dúvida a respeito do Novo Pioneer GM-6500F? Gostaria de indicações de equipamentos que o acompanhem? Deixe seu comentário.

Comentários

  1. Olá

    Tenho hoje instalado no meu carro os seguintes aparelhos:
    CD/MP3 Alpine CDE-100
    Dianteiro Kit 2 Vias Alpine 45W RMS
    Traseiro Coaxiais Alpine 35W RMS

    Adquiri um Subwoofer Pionner TS-W304R de 300W RMS

    Gostaria de saber se esse seria um amplificador indicado para ligar todo o conjunto ou se há uma maneira mais adequada para isso. Fui a algumas lojas de som e as indicações são bem diferentes entre elas, cada um indica um esquema de montagem, hora com uma potência só para o sub e nada para os autofalantes ou potência de 3 canais. Outra dúvida seria com relação a caixa: dutada ou selada para esse sub.

    Agradeço qualquer informação.
    Att Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Fábio,

      A divergência entre os instaladores é normal, nenhum deles esta necessariamente errado, uma vez que há varias possibilidades pra adicionar o Subwoofer no seu Projeto de Som.

      Que carro você tem? Que tipos de música costuma ouvir?

      Eu particularmente gosto dos amplificadores 4 canais, muito em parte por sua versatilidade e diferentes possibilidades de trabalho. Inclusive, por suas características, acredito que é a melhor opção para o seu Projeto de Som. Por que?

      O seu Subwoofer é bobina simples de 4 Ohms, o que praticamente elimina a possibilidade de usar um Amplificador Mono. É possível, contudo exige um bom investimento e não seria o melhor custo benefício.

      O mesmo se aplica ao amplificador 3 canais, porém com melhor custo x beneficio e menor investimento. Normalmente amplificadores 3 canais trabalham com impedância de 2 Ohms na saída Mono, o que reflete em menor potência ao trabalhar com 4 Ohms.

      A principal diferença entre o 4 canais é exatamente a impedância na saída Mono, pois ao fazer o Bridge (ou ponte) a impedância no Canal Mono será de 4 Ohms. Não só pela compatibilidade, mas se futuramente quiser fazer um Upgrade no Som poderá destinar este para os alto falantes internos um novo amplificador dedicado para os Graves.

      O que se traduz em economia, uma vez que não vai se desfazer de nenhum equipamento futuramente.

      Apesar do Pioneer GM-6500F ser um legitimo 4 canais não é uma boa opção para o seu Projeto de Som, pois o canal Mono (Bridge) não fornece a potência ideal de trabalho do Sub. Sugiro dar uma olhada no Stesom Venon 600.4 ou no Taramps TS-600X4, este último que em breve ira figurar aqui no nosso Blog.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou se algum dos pontos mencionados acima não estiver claro fico a disposição.

      Excluir
  2. Boa noite Vitor, gostaria de agradecer a atenção e parabenizá-lo pelo Blog, as informações são muito úteis.
    Vamos lá:

    Meu carro é um Citroen C3, e podemos dizer que os tipos de música que gosto são Deep House, Acid Jazz e Rock Alternativo.
    Comecei por acaso a dar um up grade no som do meu carro, quando meu rádio (isso mesmo, um simples rádio com entrada auxiliar) deu problema. Como não sou um expert no assunto, fui me guiando pelas poucas informações que tinha, pelo mercado e pelas marcas que reconhecia como sinônimo de qualidade. O meu objetivo é ter um som com Qualidade Sonora, não desejo um volume excessivo ou um trio elétrico, mas gostaria de poder ouvir música com fidelidade, sem qualquer distorção. Seguem algumas dúvidas:

    • Você acha que o subwoofer que adiquiri é exagerado para o resto do conjunto? Dá pra fazer tudo ficar em harmonia?

    • De todos os projetos que orçei, só 2 me ofereceram módulos de 4 Canais: um JBL GT5-A604 e um Renegade. Nessa parte confesso que não tenho muita noção do que é bom ou ruim e até que ponto o mais caro é realmente melhor.

    • Também tenho dúvida quanto potência destinada aos autofalantes internos, as suas indicações não vão exceder a capacidade dos mesmos?

    Desculpe tantas perguntas e aguardo a matéria sobre o Taramp's.
    Abraço e obrigado.
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio,

      Por se tratar de um Hatch você não terá problemas com a passagem dos Graves para o interior do veículo, este já é um ponto a favor.

      Por suas preferências musicais um Subwoofer de 10” seria o mais indicado, no entanto, nada impede de usar um de 12”. Com foco na qualidade/fidelidade sonora é recomendável usar uma Caixa Selada.

      Não que seja um exagero, está um pouco acima da média dos Sub's destinados a Qualidade. Contudo, um bom ajuste no Player e Amplificador garante um bom rendimento.

      Acredito que o ideal é ter um Projeto equilibrado, com equipamentos na mesma faixa de qualidade e que sejam todos complementares.

      O JBL GT5-A604 não da conta do Pioneer 304R, o canal mono trabalha com pouco mais que a metade do indicado, são 160 watts (RMS). Nada contra os produtos da Marca, muito pelo contrário, mas este Amplificador não da conta do recado.

      Sim, os 2 amplificadores que indiquei enviam mais potência do que o indicado para os falantes dianteiros. Mas são alguns modelos que conseguem atender tanto os falantes, quanto o Subwoofer plenamente.

      Exceder a potência indicada para os falantes não chega a ser um problema, desde que, de forma controlada. Assegurar que o seu sistema não gere distorção deve ser o foco, esta sim é capaz de queimar um alto falante.

      Não se preocupe com a quantidade de dúvidas, você está contribuindo com o restante dos nossos leitores. Tenha certeza disso!

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  3. Boa noite Vitor, posso dizer que agora as coisas fazem mais sentido na minha cabeça. Quando você diz que não há problema em exceder a potência dos autofalantes desde que controlada, você se refere a um ajuste feito no amplificador para evitar que esse exagero cause distorção? Você se incomodaria em sugerir outras marcas de amplificadores para esse sistema? Gostaria de ter mais opções de aparelhos com baixo nível de distoção caso não encontre essas marcas por aqui. Algum amplificador da linha Falcon Conception ou Hurricane é indicado?

    Abraço e muito obrigado
    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Fábio,

      É um pouco mais complexo que isso, o amplificador não é o único componente que pode gerar distorção. Cabos, Player ou até mesmo a má fixação dos falantes nas portas são geradores potenciais.

      Contudo, o ajuste no Amplificador é de suma importância sim! Exatamente, mesmo com um pouco mais de potência do que o indicado, se não houver distorção seus falantes estão seguros.

      Os 4 Canais da Falcon carecem de potência para dar conta do Pioneer 304R, já o Hurricane HA 4.160 pode ser uma opção, contudo já li comentários em fóruns de que não entrega a potência informada pela fabricante.

      Nada contra as Marcas, muito pelo contrário comercializo Falcon a anos e Hurricane saiu do nosso Mix quando diminuímos o número de produtos na nossa Loja.

      Pesquisei por outras opções, esqueci de mencionar o HF 604 da Corzus e encontrei o JBL GTO1004 e SounDigital SD600.4, todos com as características necessárias para suprir seu Subwoofer e Alto Falantes.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  4. Olá amigo! tudo bem? tenho 1 kit 6x9 Pioneer Quadrixial TS-A6983s 440 W na tampa traseira com 80w rms cada e 4 Selenium 6 polegadas Triaxial 60W rms cada nas portas. Este módulo irá tocar tudo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Amigo,

      Sim, o Pioneer GM-6500F tocaria todos os alto falantes sem problemas. Contudo, pra aproveitar melhor os 6x9, sugiro ligar somente os falantes dianteiros e 6x9 no Amplificador.

      Ao associar os falantes traseiros + 6x9 em paralelo, a impedância passa para 2 Ohms e a potência para 85 watts (RMS). Dividindo a potência entre os alto falantes, seus 6x9 vão trabalhar com algo em torno de 42,5 watts (RMS).

      Neste caso, ligue os alto falantes traseiros diretamente no Player.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  5. Boa noite Vitor

    Agradeço as suas indicações. Tenho uma última dúvida: se for possível gostaria de saber qual a diferença, prós e contras dos amplificadores analógicos e digitais (ou hoje todos são digitais?).

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Amigo,

      Hoje são vários os tipos de amplificadores, que são divididos em Classes de acordo com os componentes usados na sua fabricação e eficiência alcançada.

      De forma resumida, a diferença básica entre eles está na forma que traduzem os sinais elétricos em Som e as perdas durante este processo.

      Apesar da onda de amplificadores digitais, que tem por características o menor tamanho aliado ao baixo consumo (Eficiência em média de 90%) reduzindo o custo do Projeto. Apesar da sua evolução, muitos entusiastas da fidelidade sonora não os aprovam se comparados aos amplificadores analógicos.

      Os amplificadores analógicos têm maior consumo de bateria, por conta da sua eficiência de 50% em média, logo aquecem mais e exigem sistemas mais eficientes para dissipar o calor. O ponto forte está na fidelidade sonora e no processo mais simples e menos artificial para transformar os sinais elétricos em Som.

      Mas não se prenda somente nesta questão, pois se os alto falantes não acompanham o amplificador será muito difícil notar a diferença entre os diferentes entre os dois tipos.

      Obrigado pelo seu comentário, espero que mesmo de forma simplificada tenha esclarecido a sua dúvida com relação aos diferentes tipos de amplificadores. Se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas