Novo Subwoofer Pioneer TS-W304R


Lançamento recente da Marca, o novo Pioneer TS-W304R é o primeiro da linha 2012-2013. Trata-se da atualização do antigo Pioneer 303R, Subwoofer de 12 polegadas (Conheça também o Novo Bravox Premium Plus) que agora conta com designer renovada que segue os novos padrões da Fabricante.

Com cone fabricado em IMPP, empregado na extensa linha de Alto Falantes Pioneer (Veja também Novos Alto Falantes 6x9 Pioneer TS-6964S e TS-6974S), que lhe garante a rigidez necessária aliada a uma estrutura mais leve. Além do novo designer, o TS-W304R ganho potência, agora com 300 watts (RMS), ante aos 250 da versão anterior.

A sensibilidade segue inalterada, são 95 dB’s, uma boa cifra se comparada a outros Subwoofers disponíveis no Mercado. A bobina alongada, fabricada com cobre e revestida com 6 camadas de alumínio lhe conferem maior poder de excursão e Graves contundentes.

O novo Pioneer 304R está disponível somente na versão bobina simples de 4 Ohms, que contribui para Projetos de Som mais simples. Usando-se um único amplificador para todo o sistema, podendo este ser de 3 ou 4 canais.

Ainda segundo a fabricante, o alto desempenho é garantido nos diferentes tipos de Caixas Acústicas. Lembrando que em Projetos SQ o ideal mesmo são Caixas Seladas, segundo as recomendações do Manual, está deve ter entre 21 e 50 litros de acordo com a preferência do usuário.

O que achou do novo Sub da Pioneer? Já tem ou está pensando em comprar? Tire suas dúvidas aqui no nosso Blog, deixe seu comentário.



Comentários

  1. Boa tarde, primeiramente parabens pelo blog, venho acompanhando sempre e gosto muito.
    Estou muito interessado neste novo sub da pioneer porém a minha dúvida é em relaçao ao módulo ideal para o projeto que eu quero. Gostaria de um projeto de qualidade porém não estou podendo gastar muito. meu projeto é o seguinte:
    CD Player Pioneer deh-6480bt (já tenho)
    Kit duas vias bravox 5x7 65 rms (já tenho)
    triaxial da pioneer para voz se necessário
    Sub Pioneer TS-W304R
    E a grande dúvida a potencia, me ofereceram uma RENEGADE REN por 565 reais, nao conheco a marca e achei um pouco caro. Poderia me ajudar com essa duvida? Pensei na TARAMPS t500 so que me disseram que módulo digital para esse sub é ruim.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felipe,

      Antes de tudo é preciso definir, se vai usar um Amplificador dedicado para o Sub Pioneer (Mono) ou se pretende usar um 3 ou 4 canais, para o Sub + Alto Falantes dianteiros.

      Se optar pela primeira alternativa, lembre-se de que é preciso trabalhar com 13,8 Volts para obter a potência recomendada para o 304R da Pioneer.

      Algumas alternativas de 4 canais conhecidas são: Corzus HF 604, Taramps TS 600X4 e Stetsom Venon 600.4.

      Independente da alternativa que escolher, o Amplificador em questão deve trabalhar com 300 watts (RMS) em 4 Ohms de impedância.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida ou quiser alguma outra indicação fico a disposição.

      Excluir
  2. Boa Noite Vitor, Obrigado pela atenção

    Creio que a melhor opção seria 4 canais mesmo pois é complicado encontrar mono para sub 4ohms né? E também pelo custo beneficio acho que me atende melhor.

    Dentro dessas que você citou tem alguma que vc acha melhor?
    No caso do meu kit duas vias ele é 4Ohms, e os canais que sobram destes amplificadores é 2 Ohms, teria problema?

    Mais uma vez agradeço sua atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Felipe,

      Eu sou suspeito pra opinar, gosto bastante dos amplificadores 4 canais. Além do custo x benefício são flexíveis e podem ser usados em diferentes projetos. Em minha opinião, você só troca um 4 canais por outro melhor.

      Gosto da Corzus, trabalhei bastante tempo com os produtos da Marca, no entando, posso assegurar que nenhum dos outros dois modelos fica devendo com relação a Qualidade.

      Não há qualquer impedimento, neste caso, ao ligar o kit 2 vias na saída do amplificador a potência cai pela metade, aproximados 75 watts (RMS), e a impedância segue em 4 Ohms em ambos.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Boa Noite, Puts queria muito uma ajuda,fiz uma pesquisa e vi que pra mim compensava esse sub, encontrei por 240,00 soh que agora vi no seu post, que ele eh mais para um projeto simples entao fiquei em duvida quanto a sua potencia,eu nao tenho a minima ideia de um projeto em mente, mas gosto de ouvir sertanejo,funk e de vez em quando uns batidao,entao queria um sub alto mas com qualidade,ah unica coisa que penso que seria 2 sub 4 corneta e 2 tweet e modulos,mas quero comprar ao poucos para fazer um som com qualidade e nao pesa no meu orcamento, entao no momento estou com o dinheiro disponivel para compra dos subs que tem que ser no maximo 300,00 cada um,gostaria que me ajudasse na escolha,ou uma dica de projeto para que tenha ideia doque compra e nao se arrepender depois e nao sei se muda algo, mas meu carro eh um prisma entao acho que tem que ser de 12 soh,
      Obrigado,estarei aguardando

      Excluir
    3. Boa tarde Cicero,

      Antes de tudo é bom definirmos o tipo do Projeto de Som, você quer um Sistema para o dia-a-dia ou pretende abrir o porta-malas e "animar um churrasco" no fim de semana? O que é prioridade?

      O Pioneer 304R rende muito bem no interior do veículo, na contra partida não é recomendado para som pra fora. Neste caso, um Woofer é muito mais eficiente ao reproduzir os Graves.

      A idéia de montar o sistema aos poucos é boa, mas antes de lhe indicar alguma coisa precisamos dessas definições.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo seu retorno pra poder lhe sugerir alguns equipamentos.

      Excluir
    4. Sim, a prioridade eh animar um churrasquinho no fds,mas q seja com qualidade pra ouvi no dia dia,hehehehe
      E qro gastar mais ou menos em torno de uns 3,000 no projeto, mas aquilo q falei comprando aos pouco e o meu aparelho nao sei se influencia mas vi uns coments dizendo entao deve influenciar eh um da pionner 6380sd
      Obrigado,

      Excluir
    5. Para acrescentar o comentario, q fiz ,comprei 2 corneta selenium d250

      Excluir
    6. Boa noite Cicero,

      Peço desculpa pela demora, sua pergunta é um tanto especifica e eu precisava de mais tempo pra responder. A começar pelo Player o Pioneer 6380 tem uma boa gama de funções e acredito que atenda perfeitamente a proposta do seu Projeto de Som.

      Meu conhecimento sobre Som Automotivo passa longe do Trio Elétrico, em todo caso, no seu lugar eu teria ao menos um subwoofer e dois woofers para Graves e Médios Graves.

      Já para Médios e Agudos depende, usando um driver fenólico os super tweeters seriam indispensáveis para reproduzir as freqüências mais altas. A outra opçõa seria adotar um driver de titanio, que dispensaria o uso de super tweeter, por conta da sua ampla resposta de freqüência.

      Este seria um Trio Elétrico ideal, na minha opinião, pra ninguém "botar" defeito. Completo e com equipamentos que respondem em todas as faixas de freqüência.

      Por onde começar?

      Não sei como está o seu orçamento inicial, mas acredito que nessa primeira fase poderia ser um Subwoofer de 12”, Driver e Super Tweeter. Outra opção, se o seu orçamento permitir, são dois Woofers, Drivers e Super Tweeters.

      Lembre-se também de que são necessários amplificadores e alimentação a altura do seu Projeto de Som. Assegurando o resultado e a durabilidade dos equipamentos.

      Obrigado pelo seu comentário, espero ter contribuído com suas dúvidas a altura. Se desejar posso lhe sugerir alguns equipamentos nesse primeiro Set, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  3. Brigadao mesmo pela força esta me ajudando muito,entao na sua opiniao qual ficaria mais agradavel de ouvi sub 12 ou dois woofer, quanto ao drivers e tweet qual seria a quantidade?soh para lembra comprei 2 driver d250 vc acha q eh valido ow nao encaixa no projeto, e quanto ao orcamento posso gasta com o sub ou woofer uns 300,00 cada, entao qual modelo me recomendaria?e nos tweet tambem?poh valeu mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Peço desculpa pela demora. Como você da preferência no Som pra Fora, acredito que a melhor opção é investir nos Woofers nesse primeiro momento e depois no Sub.

      Você não precisa dispensar os Drivers que já adquiriu, só é preciso completar o Projeto de Som com 2 Super Tweeters. Pode procurar por modelos da própria Selenium na mesma faixa de potência, recomendo o ST200.

      Hoje há muitas opções de Alto Falantes disponíveis, uma Marca que recomendo é a Oversound. Estes que possuem uma linha extensa de produtos voltados para Trio Elétrico, a Selenium também não deixa de ser uma ótima opção.

      Oversound, sugiro dar uma olhada na linha Insanno e mais especificamente no ST600, já do lado Selenium uma opção equivalente em parâmetros e preço é o PW5 de 12".

      Você já tem os amplificadores? Qual a marca/modelo? Se não tiver posso lhe indicar, tem preferência por alguma marca?

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  4. Certo entao acha melhor compra os woffers,mas quantos woof e sub?pois no carro soh cabe 2 de 12 ficaria bom eu coloca um woffer e um sub?e qnt ah esse st600 eu nao achei esta correto?qual dos dois modelo eh melhor?e qual a diferenca de sub e woof?e voce acha q eh melhor compra mais 2 driver?e quanto ao tweet estava pensando no st400, ou vc acha q o st200 jah da conta do recado, pois o preco dele eh menor neh,e quanto aos amplificadores nao tenho teria q comprar 2 neh, um pra toca os Falante e outro para as corneta?e qnt a marca tenho preferencia pela melhor a q toca mais,poxa qnt pergunta heim,hehheheh
    Vlw,brigadao msm tah me ajudando mto e seu blog jah tah se espalhando,pois trabalho no ramo de carro neh, os cara curtiram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Peço desculpa pela demora, apesar do feriado essa semana acabei trabalhando até mais do que o normal. Agradeço pela confiança, fico feliz em ver que estou contribuindo com seu Projeto de Som.

      A grosso modo a diferença entre o Subwoofer e Woofer está na resposta de freqüência. O Sub trabalha com as freqüências abaixo de 80 a 100 Hz, já o Woofer trabalha acima dessa frequencia e vai até aproximados 400 Hz na sua grande maioria.

      Você pode usar um de cada sim, desde que posicionados para fora do veículo. Acesse o link Oversound Insanno ST600.

      Até poderiam ser dois ST400, mas acho um tanto exagerado, visto que dois ST200 manteriam o projeto equilibrado, tanto do ponto de vista sonora quanto do orçamento.

      Acredito que dois amplificadores dão conta do recado, desde que, a potência do Subwoofer e Woofer sejam próximas ou até iguais, daí um amplificador mono já seria suficiente.

      Para os drivers e super tweeters você vai precisar de ao menos 2 canais stereo trabalhando com 100 watts (RMS) em 4 Ohms de impedância.

      Depois que definir o sub e woofer para o seu Projeto de Som, posta aqui as marcas/modelos pra que lhe indicar alguns amplificadores.

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo mais detalhes pra poder ajudar com os amplificadores.

      Excluir
  5. POH valew , entao esta dificil esse projeto(ow duvida cruel)na parte de "cima" esta praticamente difinido falta os amplificadores e desconheço mas me recomendaram colocar divisores de frequencia em vez de capacitores,sabe sobre?entao vo colocar 4 drive 250 trio 8ohms e 2 st200 8ohms agora os falante que preciso define,estou muito em duvida me recomendaram por 2 uxp da bravox de 12 de 500rms disseram que eh muito bom, e tem os 2 q vc recomendo,entao oque acha,faze uma combinaçao ou sei lah,mas se fosse voce,voce faria uma caixa com qual falante ?e akele sub da selenium eh dificil acha heim,tem algum link ae?e to qrendo coloca 2 6x9 no carro para agora jah, tem algum q recomenda ?vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Desculpa a demora, suas perguntas são bastante especificas e explicá-las com palavras é um tanto complicado.

      A grosso modo o divisor de freqüências é mais eficiente ao fazer o corte de freqüências, logo, diminui a possibilidade de queimar Driver e Super Tweeter.

      Esqueça os alto falantes 6x9, Driver e Tweeter são mais eficientes e trabalham melhor as freqüências Médias e Agudas, quanto o assunto é Som pra Fora.

      O novo site da JBL Selenium realmente não colabora muito para encontrar seus produtos, segue o link Selenium 12PW5.

      Não recomendo o UXP, entenda que é um ótimo Subwoofer, mas o seu forte mesmo é o Som Interno, Talvez um Endurance E2K da Bravox ou o Selenium Matador.

      No seu lugar eu colocaria um dos Sub's mencionados, Woofer Oversound/Selenium, Driver e Super Tweeter. Não esquecendo os Crossovers é claro, tenho certeza que vai render um ótimo Som do tipo Trio Elétrico.

      Obrigado pelo seu comentário e se tiver mais alguma dúvida, posso até demorar um pouco, mas fico a disposição.

      Excluir
  6. Boa tarde Vitor.
    Estou interessado nesse sub para um projeto que estou montando no meu carro. Estou com um New Fiesta com som original (sem entrada RCA). Nesse caso, optei pelo Taramps TL 1500 (que tb pode ser usado por fio), pois ja ouvi comentários de que as vezes um modulo rca em som original ocasiona ruídos...
    Enfim, com esse módulo pretendo montar um som com 2 kits 6" nas portas e um sub, que no caso seria esse da Pioneer.

    Acontece que o módulo Taramps TL 1500 só empurra 200rms para mono, e esse Sub da Pioneer tem 300rms. Eu sei que não estarei explorando o máximo de potência do sub, mas como meu projeto é simples e pra som externo, acho que seria uma boa.

    Qual sua opnião?

    Obrigado.

    Adriano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Adriano,

      Veja que não se trata somente do aproveitamento do Subwoofer, não recomendo este tipo de associação, pois muitas vezes nós não ouvimos a distorção por estar fora do nosso espectro audível.

      No entanto, se tiver cuidado principalmente com o volume do Player, evitando distorções no sistema, acredito que seja possível seguir com estes equipamentos no seu Projeto de Som sem ter qualquer problema.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  7. Boa Noite vitor,
    voltei e agora decedido em 50%,soh que preciso saber oque falta e alguns modelos para tocar digo de (Df, modulo,crossover)precio saber quais e quantos eh preciso para tocar 4 driver d250 trio 2 st200 1 e2k bravox 1 oversound st600 (esse eh o unik q falta possui,pois nao achei para compra )qual modulo preciso(prefiro q diga modelos)e vai ser necessarios DF(se sim,qual compro,de qual tipo)e o crossover qual ?
    vlw,e abrcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Desculpa a demora, minha especialidade não é o Som pra Fora (Trio Elétrico), deste modo, tive que recorrer a alguns amigos pra ter certeza das minhas recomendações.

      O E2K da Bravox pode ser bobina dupla de 2 ou 4 Ohms, por tanto, lembre-se de adquirir um amplificador compatível. Algumas opções são Banda ICE 800, Taramps TA 800D ou ainda um Stetsom Venon 1000.

      Acredito que um único amplificador 4 canais de conta do Woofer, Drivers e Super Tweeters. Usando 2 canais em bridge (Mono) para o Woofer Oversound e os outros 2 canais stereo, cada um, com 2 Drivers e 1 Super Tweeter.

      Nestas condições a melhor opção que encontrei foi o Stetsom Venon 600.4, que conta com HPF variável entre 70 e 700Hz.

      Seguindo a recomendação pelo Venon 600.4 ou opção com características semelhantes só fica falante o Crossover para os Super Tweeters. Não recomendo usar o capacitor (poderia), então minha sugestão é adicionar um Crossover Alchemy Way HP5000 em 8 Ohms.

      Pronto! Me diga onde está, tenho o contato da Oversound e podemos ver onde comprar o modelo em questão. O mesmo vale para a Alchemy Way, se for o caso eu mesmo sirvo de intermediário.

      Obrigado novamente pelo seu comentário, e se ficou alguma dúvida pode contar comigo.

      Excluir
  8. sou de sorocaba, desses modulos passado, qual eh o melhor, perguntei para algumas pessoas disseram o banda,qual acha?e o sub tem que ser bobina dupla ou simples?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Lhe asseguro que todos dão conta do E2K Bravox, eu particularmente gosto bastante dos Amplificadores Banda e recomendo por sua qualidade.

      O Bravox E2K só dispõe de bobina dupla, nas versão de 2 ou 4 Ohms. Pra casar a impedância, por exemplo, com o Banda ICE 800 você deve optar pelo E2K bobina dupla de 4 Ohms.

      Associando as bobinas do Subwoofer em paralelo a impedância final será de 2 Ohms, ou seja, a impedância mínima de saída do Amplificador Banda.

      Obrigado pelo seu comentário, se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  9. entao o banda se eu comprar de uma maior potencia ele influencia na qualidade,ou deixa mais alto ou eh perigoso queima,o sub comprei ontem de 4ohms acho que lah pra terca compro o modulo dele,porisso quero saber tipo se eu pega de mais de 1000,falo pq se depois nao achar que o sub tah fraco ,ai qro aumentar ai nao preciso mudar o modulo,pq se sabe que depois de um tempo agente acostuma e acha q tah baixo, e o oversound eu sou de sorocaba,me disseram de um eros caso nao ache esse,recomenda?pq tah dificil esse oversound
    ehehhe
    vlw,Brigadao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Cicero,

      Sim, sem dúvida Eros é uma boa opção. Agora com uma linha voltada especificamente para Som Automotivo, muito bem comentado nos fóruns.

      Com maior potência o amplificador passa a trabalhar com folga, com alguns cuidados é claro, e a grosso modo isso garante um sinal sem distorções que supre a potência recomendada pelo fabricante do Sub.

      Entenda que não existe uma relação direta entre potência e qualidade, mas com certeza a maior potência do Amplificador neste caso contribui com o rendimento do Sub.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
    2. Estou de volta, e realmente nao consegui achar o over,entao vou colocar 2 e2k mesmo,soh que tem um problema jah comprei um modulo o ice 800,inclusive eu liguei ele no carro e tipo se aumento um poko,conforme as musica tipo se tem uma batida forte ele acende essa luz vermelha,sera que eh normal? Existe alguma possibilidade de queimar o falante ou modulo?se sim,por qual motivo?mas voltando ao assunto comprei esse modulo,sera que tem algum modulo que eu possa ligar as corneta e os tweet e o e2k,ou acha fazer outra coisa, e se me puder arruma os Df do tweet agradeço,os driver nao vai precisa neh?obrigado,pela ajuda

      Excluir
    3. Fala Cicero,

      Peço desculpa pela demora. De acordo com as especificações do ICE 800, o LED vermelho é o indicador de distorção na saída de áudio. Você está usando os dois E2K no Banda ICE?

      Sim, ao enviar distorção pro Subwoofer você reduz a sua vida útil e pode vir a queimá-lo. Verifique como está o ajuste do Ganho e certifique-se de que o LED vermelho permaneça apagado sempre.

      Usar um único amplificador será difícil, por cota da potência do E2K. Por este motivo, acredito que o 4 canais seja a melhor opção mesmo. Já definiu o amplificador para os Drivers e Super Tweeters?

      Arrumo os crossovers sim, quanto ST vai usar? Quer que eu de uma olhada se consigo o Woofer da Oversound que havia mencionado?

      Obrigado pelo seu comentário, aguardo suas considerações e se ficou alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  10. Ola Vitor,

    Isso indica distorção,esta ligado somente um e2k nele,pois soh acende o led vermelho em algumas batidas e com o volume alto,quanto ao oversound nao precisa mais,pois estou com 2 e2k,entao nao sei oque fazer porque estou em maos com 4 d250 e 2 st200 e 2 e2k e 1 ice800,estava pensando em pegar um modulo para ligar os driver,os ST,e 1 e2k será que eh possivel?pois nao queria me desfazer do banda,pois fica tambem com 3 modulo no carro eh muita coisa ne,queria fica no maximo 2,eae oque me indica?o certo seria 1 para os driver e st, qual me indica?e o outro para os 2 subs soh que como ja tenho,acho q vou acaba deixando parado esse ice,pois esta novinho,comprei faz nem 1 mes, soh q nao da pra trocar pq jah usei neh,eae oque me recomenda?e vou usar 2 st200

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicereo,

      Peço desculpa pela demora. Uma pena, não é possível usar o ICE 800 com 1 E2K, Drivers e Super Tweeters por vários motivos. Será preciso um amplificador dedicado ao estéreo e um só para os Subwoofers.

      Para os Drivers e ST's, sugiro um amplificador 2 canais com algo em torno de 200 watts (RMS), pra você que já usou Banda, o Voxer 3.2 da conta do recado.

      Outra opção seria um 4 canais, com um bridge com 2 drivers e um super tweeter para cada canal Mono. Nesse caso há muitas opções, como por exemplo: Corzus HF 404, Taramps TS 400X4, Stetsom Venon 400.4, Falcon F400M, dentre outras.

      Sugiro, se for possível é claro, oferecer o ICE como moeda de troca. Por ser um amplificador "zerado", talvez seja possível usá-lo na negociação dos novos amplificadores.

      Com os dois E2K sugiro partir para um Amplificador com um pouco mais de potência, alto em torno de 1.800 a 2.000 watts (RMS). Assim o amplificador trabalha com certa folga e ao mesmo tempo diminui a possibilidade de distorção.

      Os dois Crossovers, específicos para o ST 200, fica R$ 94,50. São da Alchemy Way, o corte é feito em 8 KHz e 18 dB/8ª. Me manda e-mail no contato@ntrixsound.com.br.

      Obrigado pelo seu comentário, se tiver mais alguma dúvida fico a disposição.

      Excluir
  11. Obrigado vitor hugo,

    Um modulo de 200 rms toca 4 driver de 200rms e 2 st de 100rms ?pois pensava que era igual o do sub tipo se o sub eh de 800rms preciso de um mod. no min. 800,entao como nao entendo muito queria um modulo para tocar isso e mais,caso eu queira depois acrescentar mais 2 drivers,entao preferia um com potencia de sobra, e uma marca boa que na esquenta muito e que seja boa de comercio,pq o banda tah dificil acha alguem que queira comprar,pois alegam que eh muito caro,porem uma marca boa neh?e mandei o email pra voce dos df

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Cicero,

      Peço desculpa pela demora. Dei uma olhada agora mesmo, procurei inclusive no histórico e não encontrei o seu e-mail. Pode me mandar de novo, por favor.

      Lembre-se! Um amplificador com 2 canais de 200 watts (RMS) tocam os 4 drivers e 2 super tweeters e com 100 watts (RMS) pra cada componente. Mas não há espaço para mais dois drivers, por conta da impedância final que cairia pra 2 Ohms, menor que a impedância de trabalho do Amplificador.

      Acredito que um amplificador 4 canais, como os que mencionei anteriormente, são a melhor solução. Apesar da limitação quanto a novos drivers, da conta da configuração atual e se desejar pode voltar a usá-lo como um quatro canais e amplificar os falantes das portas.

      Sim, uma marca muito boa e com equipamentos de qualidade. Já tentou anunciar no Mercado Livre? De repente lá você consegue passar ele pra frente mais rapidamente.

      Obrigado pelo seu comentário, fico aguardando seu e-mail e se tiver mais alguma dúvida conte comigo.

      Excluir

Postar um comentário

Importante: Todos os comentários postados neste Blog são moderados, logo, não irão aparecer automaticamente. Comentários que não sejam relacionados ao assunto da matéria serão descartados.

Obs: Por conta da quantidade e em alguns casos a complexidade dos comentários, pode ser que eu ou o Rui demoremos mais que 1 dia para responder. Em todo caso, estamos nos esforçando para responder a todos os comentários o mais rápido possível.

Postagens mais visitadas